Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

+3
malucodisney
sergiokid
T_thiago
7 participantes

Ir para baixo

Material serializado, HQs especiais, como você gostaria que saisse no Brasil?

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Vote_lcap44%Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Vote_rcap 44% 
[ 4 ]
Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Vote_lcap56%Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Vote_rcap 56% 
[ 5 ]
 
Total de votos : 9
 
 

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 07:44

Bem vejamos... Donald Duplo, Pateta Reporter, Mágicos do Mickey, Patinhas Agência de Inteligencia, Máquina do Tempo, Topolinia 20802, Donald Menino, Donald e Peninha TNT, Crônicas do Planeta T e assim por diante... existe uma gama de séries que sofrem para ser publicadas no Brasil ou nem são publicadas. A Editora Abril parece não saber o que faz com esse material. Ora tenta encaixar em alguma revista, ora tenta encadernar tudo, ora faz de conta que isso nem existe lá fora.

Ontem o Denis e eu acabamos conversando um pouco sobre isso nesse tópico: https://calisota.forumeiros.com/t391-o-sistema-de-atracoes-de-miky-maoys-na-grecia - De que forma é melhor para trabalhar com esse material?

* Você prefere que saia anualmente, em um encadernado, contemplando algumas HQs da série.

* Ou prefere que ela saia regularmente, aos poucos, dentro das revistas que existem.


-------------


Minha opinião:

Particularmente eu não gosto dessa ideia de encadernados anuais. Originalmente essas séries e especiais não são concebidos para serem publicadas anualmente ou tudo junto. A Itália fecha as histórias de forma individual, de modo que ela vá entretendo o leitor a cada novo episódio que sai. Ler anualmente também me incomoda muito, como aconteceu com Donald Duplo. Saiu em Aventuras Disney, de forma regular, depois sumiu por 2 anos, depois voltou as bancas, nesse meio tempo um monte de leitor chiou pela demora do material, por não ter o anterior, agora passou mais 1 ano inteiro e nada de mais material sair até agora, apesar da promessa que vem mais por aí.

A irregularidade dos especiais encadernados dá uma insegurança de que a série vá morrer por aqui há qualquer momento, me faz perder o pique, a ansiedade de ler a série. É como se assistisse a uma série americana onde saissem dois ou três episódios por ano, eu visse tudo num único dia e o resto só daqui um ano. Não é o suficiente. Soma-se isso ao fato de que nem tudo se consegue encadernar, e fica esse buracos de séries que não saem e de séries que saem faltando histórias.

Sabia que em Donald Duplo está cronologicamente faltando duas HQs no Brasil? Que a Editora Abril não publicou pelo simples fato de que não coube no encadernado do ano passado? Uma dessas HQs se passa em Paris, o Donald até chega a mencionar no encadernado, mas a HQ não saiu no Brasil. Nesse novo encadernado (se sair) nada garante que não se pulará mais HQs.

Saindo de forma periodica não tem esses empencilhos. Você acaba sempre tendo algo novo e diferente para ler nas revistas. Atualmente as mensais parecem tão maçantes. Todos os meses saem os mesmos tipos de histórias, falta originalidade, coisas diferentes, HQs diferentes. Não é a toa que a Topolino toda semana tem uma atração diferente, que a Grécia aposta também nesse sistema de novidades a cada 4 edições, que toda a Europa trabalha com séries e materiais especiais e não fica apenas nas HQs normais do universo Disney.

Simplesmente eu acho que no Brasil a Editora Abril está meio perdida. O mercado cresceu, o leitor tem acesso a internet, conhece e sabe que há materiais bacanas saindo lá fora e não saem por aqui, ficamos exigentes, curiosos e as revistinhas não satisfazem os que conhecem os quadrinhos Disney. Encadernados e especiais obviamente não dão conta, até porque muitos deles preferem ficar republicando material ao invés de trazer novos materiais.

Mas essa é minha opinião. Reconheço que fica bonitinho colecionar por encadernados, mas eu acho que encadernado é o pensamento editorial que se usa após um material ter saido de forma periodica. Você reune tudo que saiu ao longo de meses e encaderna para quem não acompanhou, para quem quer ter aquilo na coleção. Marvel, DC, Mangás e dezenas de outras revistas trabalham dessa forma mundialmente e até mesmo aqui no Brasil.

Talvez o ideal fosse um equilibrio, parte do material manter periodicidade em revistas de linha, parte acabar sendo encadernado. Uma pena que o que impera na Editora Abril é o amadorismo na forma de como trabalhar com tal material. Sofremos com um processo um tanto quanto arcaico na seleção de histórias, na falta de apostar em material contemporaneo, novo, original.

------------

E vcs? O que acham?
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por sergiokid Qui 03 maio 2012, 08:45

Eu acho que é inviável e impossível publicar essas séries nas revistas de linha como estão.

Ou cria uma nova revista para tal ou fica uma porcaria, com uma HQ de donald duplo ocupando 2 pato donald, ai topolinia mas sei la qtos mickey, e assim vai.

Em outras palavras, as mensais serviriam praticamente só pra isso, e n publicaria todo o resto do material publicado no mundo.
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 08:52

sergiokid escreveu:Eu acho que é inviável e impossível publicar essas séries nas revistas de linha como estão.

Ou cria uma nova revista para tal ou fica uma porcaria, com uma HQ de donald duplo ocupando 2 pato donald, ai topolinia mas sei la qtos mickey, e assim vai.

Em outras palavras, as mensais serviriam praticamente só pra isso, e n publicaria todo o resto do material publicado no mundo.

Sim a inviabilidade é óbvia, mas isso não significa que só resta a opção de encadernar. É como vc disse, se é melhor periodicamente, basta ter uma revista para tal.

Mas primeiro é preciso ver a opinião, desconsiderar um pouco a inviabilidade da linha atual (até porque a Abril adapta e se reajusta conforme o mercado flue). O que o leitor prefere?

Mas eu acho que tem determinados casos e séries que poderia ter sim, saído nas mensais. Pateta Reporter mesmo... já poderia ter estreado com uma ou duas HQs na sua mensal, não acha? Teria enriquecido o mix. Quantas edições não tivemos do Pateta com uma HQ fraca da dinamarca no estilo italiano?

As duas HQs de Donald Duplo que não sairam no encadernado ano passado não poderia ter saido em duas tio patinhas?

Tem que haver uma flexibilidade a meu ver... e isso não está havendo. está se segurando tudo e qualquer material serializado na esparando de que a editora aprove um encadernado ou um especial para que se arrote tudo nas bancas... e aí chá de cadeira dos leitores que apreciam tal material.

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por malucodisney Qui 03 maio 2012, 08:58

Não sei... tenho medo de colocar este tipo de conteúdo em mensais. Acho que viraríamos reféns deste tipo de conteúdo nas mensais. O que não é bom.

Também fico na dúvida das encadernações especiais, já que não teríamos garantia de regularidade.

O ideal seria a Abril criar novas revistas com periodicidade definida e com este tipo de conteúdo.
malucodisney
malucodisney

Mensagens : 203
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 08:59

maluco, explica melhor que vc quer dizer como refém de conteúdo?
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por malucodisney Qui 03 maio 2012, 09:06

Thiago, o que eu quero dizer é que se as séries especiais forem lançadas apenas nas mensais, não teríamos espaço para as HQs "normais".

O meu medo é exatamente o que estávamos discutindo hoje, se colocarem um especial constante nas mensais de mais de 30 páginas, sobraria pouco espaço para uma HQ normal e por consequência, poderíamos ter material apenas para encher linguiça.
malucodisney
malucodisney

Mensagens : 203
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 09:15

malucodisney escreveu:Thiago, o que eu quero dizer é que se as séries especiais forem lançadas apenas nas mensais, não teríamos espaço para as HQs "normais".

O meu medo é exatamente o que estávamos discutindo hoje, se colocarem um especial constante nas mensais de mais de 30 páginas, sobraria pouco espaço para uma HQ normal e por consequência, poderíamos ter material apenas para encher linguiça.

acabei de comentar isso com o sergio num outro topico. periodicamente não quer dizer "todo mês", "toda hora"... mas regularmente.

Por exemplo, tome a mensal do Mickey com o Casty. Sai toda hora? Não, sai periodicamente. E a mensal não ficou melhor de uns tempos pra cá quando apresenta esse material inovador e ousado do Casty? Na minha opinião sim.

Não faria mal DE VEZ EM QUANDO, se Tio Patinhas recebesse uma HQ da P.A.I., se Mickey viesse com uma HQ da série Maquina do Tempo, se Pateta publicasse uma HQ de Pateta Reporter (ou até mesmo Pateta Escritor).

Vc tem 5 mensais de ineditas. Não significa que todo mês, em todas as mensais, tem que sair alguma série. mas porque não encaixar em uma mensal do mês alguma coisa serial? no próximo mês alterna com outra coisa diferente. 1 HQ por mês já seria melhor do que não publicar NADA.

Como comentei com o sergio nesse topico: https://calisota.forumeiros.com/t391p15-o-sistema-de-atracoes-de-miky-maoys-na-grecia#8970 - O proprio material dito como "normal" as vezes cansa a gente. Todo mês a mesma coisa, todo mês as mesmas tramas semelhantes. Nada novo ou ousado. Mais do mesmo. Nada diferente ou criativo.

Não estou dizendo que deveria lotar as mensais com series, mas nao faria mal sair um ou outra coisa delas de vez em quando numa mensal. PAI, Maquina do Tempo, Pateta, até mesmo a TNT seria uma boa pedida para refrescar a mesmisse das mensais. Eu mesmo acho um absurdo as duas HQs da cronologia de Donald Duplo que não sairam por aqui não terem sido publicadas. Não podia ter saido numa tio patinhas quando o especial foi as bancas? foda.


T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por sergiokid Qui 03 maio 2012, 09:17

Sim, isso sim. Eu falo é de donald duplo cronológico mesmo, sair "separado", assim como TNT preferiria separado e coisas mais seriais.

Uma HQ maior, de sei lá, 80 pgs, eu preferia separada tb. N suporto ter que diluir a leitura de uma HQ em 2 meses. Nem li ducktales parte 1 ainda, to esperando a segunda parte, rsr.
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 09:26

sergiokid escreveu:Sim, isso sim. Eu falo é de donald duplo cronológico mesmo, sair "separado", assim como TNT preferiria separado e coisas mais seriais

Os arcos de 100 páginas de DD é sim um problema e esse material carece (ou uma semanal como os gregos fazem e mostrei no outro topico) ou um especial com a HQ completa. Concordo que é material que não pega bem quebrar em zilhões de edições e esperar meses pra ler tudo. Mas as aventuras curtas, de 30 páginas poderia estar saindo por aqui.

mesmo que sejam uma cronologia, elas funcionam bem individualmente, assim como Maquina do Tempo e a P.A.I. e até mesmo a TNT.

Não existe a necessidade de se esperar um ano pra encadernar esse material curtinho.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 09:35

Um bom exemplo que você deu em outro topico sergio é o "on the road" que saiu mês passado em Mickey. Não sei quem foi que disse que perguntou ao Maffia e que ele comentou que outra HQ dessa série, se for sair, só sairá em 2013.

Porra 1 ano pra ver outro capítulo dela? Ridículo! A série já demorou meia década pra vir pra cá e agora vamos esperar um ano pra talvez ver outra HQ dela? Aff...

Podia sair uma outra no segundo semestre. É uma série que tem apenas 4 capítulos. Precisa enrolar 1 ano pra cada uma? Muita tosquisse isso.

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por sergiokid Qui 03 maio 2012, 10:33

Eu lembro há um tempo atrás, na comunidade do orkut, que alguém disse (acho que o próprio maffia) que até 2012 parece iria ser publicado tudo de casty.

Postei então uma lista de tudo que ainda devia sair, de páginas de revistas até 2012 e claramente n teria como ser tudo publicado. Uma simples multiplicação de x revistas x 50 pgs concluiria isso. E constatamos...
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por sergiokid Qui 03 maio 2012, 10:38

sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 11:03

sergiokid escreveu:Eu lembro há um tempo atrás, na comunidade do orkut, que alguém disse (acho que o próprio maffia) que até 2012 parece iria ser publicado tudo de casty.

Postei então uma lista de tudo que ainda devia sair, de páginas de revistas até 2012 e claramente n teria como ser tudo publicado. Uma simples multiplicação de x revistas x 50 pgs concluiria isso. E constatamos...

Eu me lembro... e eu tb recentemente levantei tudo do Casty que continua em atraso:

a listinha está aqui:

https://calisota.forumeiros.com/t213-andrea-castellan-casty#8113
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por sergiokid Qui 03 maio 2012, 14:09

Pois é, e essa previsão era pra 2011... e inviável, lógico.
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por MacDuck Qui 03 maio 2012, 14:47

Bom eu preferiria periodicamente, assim não teria o risco de alguma hq ser pulada. O problema seria no número de paginas, acho que numa revista tio patinhas ficaria mais fácil, apesar de consumir boa parte da revista no mes.
MacDuck
MacDuck

Mensagens : 628
Data de inscrição : 23/01/2012
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por Filipe Fauntleroy Qui 03 maio 2012, 15:09

Acho que todo mundo aqui falou verdades.

Mas eu vou confessar uma coisa pra vocês: estou sem ânimo para essas discussões. A Abril faz o que deseja, e nisso há 1) as decisões "secretas" deles, que não podem ser reveladas ou o são em cima da hora; 2) os resultados de vendas e desempenho das revistas, coisas que não podemos analisar muito bem (e de que não temos muitos dados concretos).

Quer dizer: querendo ou não, a gente debater aqui não muda NADA. A Abril tem que fazer algo, de alguma maneira. Mas será que ela pretende?

Para mim, a coisa seria simples: a volta de uma revista nos moldes do Almanaque Disney, no formato da Disney Gol: cerca de 160 páginas, preço abaixo dos 10 reais, histórias (aqui) totalmente inéditas. Dá para fazer? ACREDITO QUE DÊ. Isso é o ruim de se discutir isso. NÃO SABEMOS DE NADA. Não dá para afirmar o que é viável ou não, e ficamos tateando no escuro.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 15:19

Filipe Fauntleroy escreveu:Acho que todo mundo aqui falou verdades.

Mas eu vou confessar uma coisa pra vocês: estou sem ânimo para essas discussões. A Abril faz o que deseja, e nisso há 1) as decisões "secretas" deles, que não podem ser reveladas ou o são em cima da hora; 2) os resultados de vendas e desempenho das revistas, coisas que não podemos analisar muito bem (e de que não temos muitos dados concretos).

Quer dizer: querendo ou não, a gente debater aqui não muda NADA. A Abril tem que fazer algo, de alguma maneira. Mas será que ela pretende?

Para mim, a coisa seria simples: a volta de uma revista nos moldes do Almanaque Disney, no formato da Disney Gol: cerca de 160 páginas, preço abaixo dos 10 reais, histórias (aqui) totalmente inéditas. Dá para fazer? ACREDITO QUE DÊ. Isso é o ruim de se discutir isso. NÃO SABEMOS DE NADA. Não dá para afirmar o que é viável ou não, e ficamos tateando no escuro.

é por isso que toda semana eu mando e-mail pra editora, criticando, reclamando, dizendo o que não gosto, o que eu gostaria que fizesse.

eu não acho que nossas discussões são totalmente inuteis, eu acho que servem para abrir os olhos dos leitores, para incentiva-los a reclamar, a forçar uma mudança.

a abril pode se esquivar o quanto quiser, vai chegar uma hora que o nivel de insatisfação do leitor vai crescer e vai atingir a editora.

eu acho que essas opiniões são importantes, ainda que feitas por aqui, pois sabemos que tem espiões da abril olhando algumas coisas em todo lugar que menciona a linha disney.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 15:21

ah porém eu entendo que nada muda do dia para o outro. não é porque estamos reclamando hoje, que no proximo mês algo vai mudar.

mas as coisas mudam sim... já vimos isso acontecer. nem sempre é do jeito que imaginamos, mas as mudanças acabam acontecendo de alguma forma.

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por tourinho538 Qui 03 maio 2012, 15:29

Do jeito que está o número de páginas das mensais é inviável publicar estas séries e materiais especiais
tourinho538
tourinho538

Mensagens : 728
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 26
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por sergiokid Qui 03 maio 2012, 15:34

Eu concordo com os 3 últimos q comentaram, rsrs.

Assim como Filipe, já tô meio enjoado de reclamar, decepcionado com a setorização e coisas do tipo.

Não é de hoje que reclamo, n foi hoje que acordei para reclamar, faz anos... chega um momento que remoer o mesmo assunto não adianta, apesar de achar válido o que o Thiago está pregando ultimamente, de reclamar, reclamar e reclamar, principalmente nas "vias oficiais".
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por Filipe Fauntleroy Qui 03 maio 2012, 15:40

Também acho totalmente válido. Mas eu meio que penduro a toalha. What's the use? Tou aqui sempre elogiando algumas coisas e reclamando de outras, mas nada muda...

Sugiro estudarmos um plano EFICAZ de ação. Reclamar e cobrar não adianta, rs.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 15:50

sergiokid escreveu:Assim como Filipe, já tô meio enjoado de reclamar, decepcionado com a setorização e coisas do tipo.

eu tb canso, vcs acham que não? por sorte tem o portallos onde eu alivio em outras coisas. XD

Mas veja bem eu não venho aqui só para reclamar, a minha opinião sobre TODAS as mensais de abril já foram publicadas no forum. Eu já opinei sobre todas as HQs do mês. O Artemi estas ultimas semanas abriu vários topicos bacanas relativos aos artistas da casa. Tb expandi o forum internacional.

O problema é o marasmo de anuncios e novidades da editora abril. ai volta e meio dentro os debates mais acalorados, surgem as mesmas criticas, já que a editora leva séculos pra fazer qualquer mudança.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por Artemi Qui 03 maio 2012, 15:57

T_thiago escreveu:O Artemi estas ultimas semanas abriu vários topicos bacanas relativos aos artistas da casa. Tb expandi o forum internacional.

Muito obrigado mesmo.

Off-topic mode: off. Smile
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por T_thiago Qui 03 maio 2012, 16:00

ah e eu tb comecei a ler essencial disney. em breve vou começar a opinar no respectivo tópico. vou começar o volume 3 hoje ainda.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente? Empty Re: Material especial e séries: Periodicamente ou Anualmente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos