Só eu que acho algumas histórias italianas meio "infantis"?
+3
VOORHEES
Edu4rd0
Davidson Lima
7 participantes
Página 1 de 1
Só eu que acho algumas histórias italianas meio "infantis"?
Olá, amigos. Sou bem novo no site; o encontrei enquanto fazia pesquisas sobre os 70 anos do Zé Carioca, cheguei aqui e gostei dos diálogos! rs
Há duas semanas retornei ao mundo dos quadrinhos, ao adquirir Mestres Disney 4 (já tinha o primeiro volume, claro, do mestre dos patos), após estar paradão desde 2007. E relendo algumas histórias, percebi que algumas italianas parecem ser especialmente produzidas para o público infantil, mesmo que o roteiro envolva situações policiais, de investigação, etc.
Por exemplo, vamos comparar:
1) Giorgio Cavazzano
2) Marco Rota
- Giorgio Cavazzano tem o traço típico italiano, mas lendo algumas das suas histórias (como Dragon Lords) não me sinto desconfortável. Como eu gostaria de ver publicações, ao menos especiais, com esse estilo dele mais encorpado, trabalhado:
- Marco Rota, acho que única exceção na terra da pizza, exibe um dom para produzir ótimas histórias, com qualidade que pode ser comparada à do Rosa. Já leram aquela onde o Donald vai parar em um universo paralelo após pilotar um avião? hahahahahaha É muito boa!
---
Enfim, entenderam? Às vezes me dá até nervoso folhear certas histórias com os bonecos com cara rosada e traços mais grossos, como muitas italianas do Michey. O que acham? Alguém também se sente assim?
Há duas semanas retornei ao mundo dos quadrinhos, ao adquirir Mestres Disney 4 (já tinha o primeiro volume, claro, do mestre dos patos), após estar paradão desde 2007. E relendo algumas histórias, percebi que algumas italianas parecem ser especialmente produzidas para o público infantil, mesmo que o roteiro envolva situações policiais, de investigação, etc.
Por exemplo, vamos comparar:
1) Giorgio Cavazzano
2) Marco Rota
- Giorgio Cavazzano tem o traço típico italiano, mas lendo algumas das suas histórias (como Dragon Lords) não me sinto desconfortável. Como eu gostaria de ver publicações, ao menos especiais, com esse estilo dele mais encorpado, trabalhado:
- Marco Rota, acho que única exceção na terra da pizza, exibe um dom para produzir ótimas histórias, com qualidade que pode ser comparada à do Rosa. Já leram aquela onde o Donald vai parar em um universo paralelo após pilotar um avião? hahahahahaha É muito boa!
---
Enfim, entenderam? Às vezes me dá até nervoso folhear certas histórias com os bonecos com cara rosada e traços mais grossos, como muitas italianas do Michey. O que acham? Alguém também se sente assim?
Davidson Lima- Mensagens : 129
Re: Só eu que acho algumas histórias italianas meio "infantis"?
Dá essa impressão sim, em alguns autores. Mas há vários autores na Itália que levam o trabalho a uma seriedade que não se vê em nenhum outro lugar. É só olhar o Donald Duplo ou QUALQUER HQ do Casty.
Esse tipo de feeling infantil nas HQs dos italianos é mais a característica do traço mesmo do que das Histórias em si. Alguns desenhistas realmente tomam liberdade de mais ao desenhar.. rsrs tem HQs que os personagens saem deformados. kkkk
Esse tipo de feeling infantil nas HQs dos italianos é mais a característica do traço mesmo do que das Histórias em si. Alguns desenhistas realmente tomam liberdade de mais ao desenhar.. rsrs tem HQs que os personagens saem deformados. kkkk
Eu gosto de histórias produzidas na Itália, mas não todas. Por exemplo, normalmente gosto do Massimo De Vita, Paolo Mottura e Giorgio Cavazzano.
Não sabia que o MARCO ROTA era desse time. Atualmente, ele tem sido meu preferido. Mas é claro que há histórias que realmente não dá pra engolir.
O que não pode é deixar um preconceito falar mais alto e simplesmente abolir a HQ sem ao meno dar um conferida, conhecê-la, simplesmente por saber que foi produzida na Itália. Isso é um preconceito bobo e inútil porque há excelentes histórias produzidas por esse pessoal.
Há um fórum mais voltado para essa área de material mais "clássico". Tenho entrado nele há pouco tempo, mas já percebi que o ambiente é bacana também.
http://patopolis.co.cc/forum/
Eles não falam muito de coisas recentes, mas há muitas revistas bem legais lá.
Abraços. Fabiano Caldeira.
Não sabia que o MARCO ROTA era desse time. Atualmente, ele tem sido meu preferido. Mas é claro que há histórias que realmente não dá pra engolir.
O que não pode é deixar um preconceito falar mais alto e simplesmente abolir a HQ sem ao meno dar um conferida, conhecê-la, simplesmente por saber que foi produzida na Itália. Isso é um preconceito bobo e inútil porque há excelentes histórias produzidas por esse pessoal.
Há um fórum mais voltado para essa área de material mais "clássico". Tenho entrado nele há pouco tempo, mas já percebi que o ambiente é bacana também.
VOORHEES- Mensagens : 116
Davidson escreveu:Por exemplo, vamos comparar:
1) Giorgio Cavazzano
Isso aí é Massimo de Vita.
andreyl. escreveu:Davidson escreveu:Por exemplo, vamos comparar:
1) Giorgio Cavazzano
Isso aí é Massimo de Vita.
Ah obrigado pelo toque, andreyl. Mas isso não altera muito a minha crítica.
Davidson Lima- Mensagens : 129
VOORHEES escreveu:Eu gosto de histórias produzidas na Itália, mas não todas. Por exemplo, normalmente gosto do Massimo De Vita, Paolo Mottura e Giorgio Cavazzano.
Não conhecia esse fórum Fabiano, vou entrar lá pra ver o que o pessoal está comentando tb.
sergiokid- Mensagens : 993
Dá uma força lá porque a coisa tá bem devagar e eu também confesso que tenho mais aquela animação.
Acho algumas histórias italianas épicas, mas a maioria absoluta é bem boba, infantil e beeem previsível, e com um traço bem diferente, que além de não me agradar muito muitas vezes é bem relaxado mesmo, parece ser feito às pressas e apenas pra encher linguiça.
Mas gosto de muitas histórias italianas épicas, embora eu prefira quando eles utilizam o traço clássico da Disney e não o próprio deles, que acho exageradamente retorcido.
Mas gosto de muitas histórias italianas épicas, embora eu prefira quando eles utilizam o traço clássico da Disney e não o próprio deles, que acho exageradamente retorcido.
d4N13L- Mensagens : 282
VOORHEES escreveu: Dá uma força lá porque a coisa tá bem devagar e eu também confesso que tenho mais aquela animação.
Dei uma olhada rápida e aparentemente é meio que um lugar para juntar scans tb. Eu, por motivos "engraçados", não tenho mais tanta facilidade (nem vontade) de ficar postando em fóruns como antes.
Explico: antes usava um plugin que escondia imagens, então ninguém do trabalho perto via o que eu estava fazendo. Agora, fica escancarado o fórum e os blogs amigos e suas imagens, e ai o chefe ver eu vendo Disney e outras coisas assim na hora do trabalho não rola, rsrsrs.
sergiokid- Mensagens : 993
Sim. Já imaginou você ouvindo algo como o Justus
está despedido!
está despedido!
Eu acho que os italianos são incríveis.
Sim, o traço é cartunesco, mas isso é da proposta/espírito das histórias. Se vocês pegarem o magnífico Tintin, do Hergé, o traço também parece "infantil" às vezes (apesar de extremamente detalhado), por ser daquela escola europeia voltada à charge, ao humor de situação. Os italianos são um pouco disso, e na verdade quando eles acertam (com Casty, Cavazzano etc.) o resultado fica maravilhoso, sendo que não só o desenho mais estilizado funciona como ele ainda fica marcante e expressivo. Tio Patinhas nos anos 90, por exemplo... Tem todo um mundo ali!
Sim, o traço é cartunesco, mas isso é da proposta/espírito das histórias. Se vocês pegarem o magnífico Tintin, do Hergé, o traço também parece "infantil" às vezes (apesar de extremamente detalhado), por ser daquela escola europeia voltada à charge, ao humor de situação. Os italianos são um pouco disso, e na verdade quando eles acertam (com Casty, Cavazzano etc.) o resultado fica maravilhoso, sendo que não só o desenho mais estilizado funciona como ele ainda fica marcante e expressivo. Tio Patinhas nos anos 90, por exemplo... Tem todo um mundo ali!
Filipe Fauntleroy- Admin
Mas existem também os "clones" do Cavazzano (como o Marco Gervasio e o Pier Paolo Rovero) em que o Artemi também reclama d'eles imitarem e copiarem o grande mestre!
Não considero como imitação. Desenhar os personagens disney é difícil. Quando se consegue, não acredito que o artist vai querer imitar este ou aquele, acredito que ele conseguiu fazer os desenhos com referências no que ele gostou de ver por aí.