Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

+5
sergiokid
malucodisney
Filipe Fauntleroy
Artemi
T_thiago
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por T_thiago Sex 11 maio 2012, 08:57

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/Pardal.cfm

Prof. Pardal: 60 anos de invenções e invencionices

Um dos personagens mais importantes dos quadrinhos Disney, o avoado cientista já entrou para a posteridade na cultura pop

Por Marcus Ramone | 02-05-2012

O inventor mais famoso do mundo não vive no mundo real. Morador da fictícia cidade de Patópolis, ele foi criado pelo quadrinhista Carl Barks e se tornou um dos mais conhecidos e queridos personagens da galeria Disney.

A partir de sua estreia, em maio de 1952, na HQ Gladstone's terrible secret (no Brasil, A sorte do Gastão ou A sorte é para quem tem), não foram necessários muitos anos para o tresloucado Prof. Pardal virar ícone da cultura pop mundial, tornando-se sinônimo de gênio inventivo não apenas na seara científica, mas em outras áreas das atividades humanas - como o esporte e a música -, citado até mesmo por quem jamais o reconheceria se o visse numa revista em quadrinhos.

Sua influência na vida real vai ainda mais além do que emprestar o nome como apelido para pessoas inteligentes. O maior exemplo disso é o inventor norte-americano Dean Kamen, que não só carrega o título de verdadeiro Prof. Pardal, como se inspirou no personagem para criar algumas de suas invenções, como o Segway.

Neste mês de maio, ao completar 60 anos de vida editorial, o genial cientista dos gibis Disney comemora mais uma década de intenso e ininterrupto trabalho nos quadrinhos, sempre presente nas HQs como parceiro de aventuras da Família Pato ou protagonizando suas próprias aventuras.

Uma trajetória de sucesso que até hoje permite a ele estrelar almanaques, edições especiais e linhas de estatuetas e figuras de ação, além de ter reservado ao inventor o auge de sua carreira: um espaço importante na série de desenhos animados DuckTales, a animação Disney de maior sucesso na TV.

Sujeito boa praça

Ele é workaholic, desorganizado, atrapalhado e muito biruta (a prova disso são as invenções inúteis, como a "máquina de não fazer nada", e coisas como o chapéu pensador - um pequeno telhado com um ninho de corvos, que supostamente o ajuda a ter novas e malucas ideias - e o oralicóptero, uma máquina voadora movida a "quacs" do Pato Donald).

Como se não bastasse tudo isso, ele ainda dorme pouco, se alimenta mal e não tira férias - quando muito, um reles descanso de algumas horas para um piquenique, durante o qual não para de pensar em trabalho ou inventar alguma parafernália contra as formigas.

No entanto, para todos os pontos negativos existe sempre a presença do minirrobô Lampadinha - a maior criação do Prof. Pardal e seu melhor (talvez único) amigo - para colocá-lo nos eixos e situá-lo no mundo dos normais.

Mas, não há como negar: o Prof. Pardal é um poço de virtudes que, à parte a comicidade inerente ao seu conceito, angaria de imediato a simpatia dos leitores.

O cientista maluco é a gentileza, o diletantismo e a abnegação num único galináceo. Isso explica o fato de ele não cobrar nada aos pobretões Donald, Peninha e Zé Carioca para produzir os artefatos que os três usam contra o crime em suas respectivas identidades de Superpato, Morcego Vermelho e Morcego Verde.

Da mesma forma, às vezes, não recebe nada do Tio Patinhas - e nem adiantaria cobrar - para criar todas as armadilhas da Caixa-Forte ou as espaçonaves e outros maquinários de transporte que levam o pato muquirana e seus sobrinhos em aventuras por lugares longínquos da Terra e da própria Via Láctea.

Na esfera íntima, é tão cavalheiro com as mulheres que não tem coragem de ceder às investidas delas, nem mesmo às da implacável Emengarda.

É ainda um tio dedicado que cuida da educação do sobrinho-prodígio Pascoal, um gênio mirim que quase rivaliza com ele em inteligência.

Como amigo, é leal como poucos, chegando ao ponto de assumir os problemas de certo pato enfezado para livrá-lo da fúria de um conhecido velho "quaquilionário".

Quanto aos inimigos, demonstra compaixão até pelo maior deles, o Prof. Gavião, que está sempre roubando suas invenções ou tentando desacreditá-lo diante do povo de Patópolis.

Também não se pode esquecer que muitas invenções do cientista são fruto da observação que faz das necessidades dos patopolenses. Tudo para o bem da população e pela melhoria de vida dos menos abastados.

E se, em várias ocasiões, o resultado disso é catastrófico - e não menos divertido para os leitores -, invariavelmente a culpa é dos que usam as parafernálias do inventor de forma errada ou antes que ele realize os testes finais.

Apesar do bom coração, recentemente o Prof. Pardal revelou um lado malévolo que surpreendeu a todos. Na HQ Paperinik e l'amichevole minaccia - publicada no Brasil pela Editora Abril, em Tio Patinhas # 560, com o título A ameaça amigável-, a personalidade má do cientista dominou seu corpo e o transformou no Dr. Maluco, um supervilão que aterrorizou o Tio Patinhas e ajudou os Irmãos Metralha contra o ricaço.

Felizmente, os dois foram separados e o vilão se tornou uma entidade à parte. Os fãs do simpático inventor podem suspirar aliviados, sabendo que o adorável personagem não carrega mais nenhum mal dentro de si.

No país tropical

Quatro anos depois de publicada nos Estados Unidos, Gladstone's terrible secret chegou ao Brasil, na revista Mickey # 51 (Abril, dezembro de 1956), apresentando Gyro Gearloose a novos leitores, que, em pouco tempo, o acolheram como um de seus nomes preferidos da Disney.

E coube ao então roteirista e tradutor Alberto Maduar a honra de criar o nome brasileiro do personagem - e o de Little Helper, que passou a ser conhecido no País como Lampadinha.

É provável que a opção por batizá-lo como Prof. Pardal tenha sido uma escolha inspirada na aparência do personagem, que na verdade é uma ave antropomorfizada pertencente à ordem dos galiformes, não à dos passeri (da qual os pardais fazem parte).

A primeira HQ do Prof. Pardal criada no Brasil foi O rei do Ié-Ié-Ié, publicada pela Abril no gibi Zé Carioca # 869, em julho de 1968. Na aventura, ele contracena com o papagaio caloteiro, iniciando uma parceria que rendeu muitas outras histórias, sempre que o cientista visitava o Rio de Janeiro ou o malandro carioca dava as caras em Patópolis.

As aventuras do personagem produzidas pelo Estúdio Disney da Abril sempre primaram pelo humor nonsense característico das histórias em quadrinhos Disney criadas por aqui. Uma união perfeita com as qualidades do Prof. Pardal como agente de trapalhadas e esquisitices - visite o site Inducks para saber mais sobre essas e outras HQs .

No Brasil, ele foi - e continua sendo - título de gibis e manuais temáticos e não deixa de visitar mensalmente as revistas de outros personagens da turma de Patópolis.

Por isso mesmo, é uma pena que a Abril não tenha planejado nenhuma edição especial para celebrar os 60 anos do Prof. Pardal. "Pode sair alguma coisa no almanaque dele, talvez", disse ao Universo HQ o editor Paulo Maffia.

Marcus Ramone é conhecido em sua família como Prof. Pardal, por inventar as mais geniais e mirabolantes desculpas para não sair de casa quando está passando jogo do Flamengo na TV.

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) ProfPardal_01

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) ProfPardal_02

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) ProfPardal_03

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) ProfPardal_04

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) ProfPardal_05
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por T_thiago Sex 11 maio 2012, 09:05

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) 553653_342243299176439_303549099712526_894900_140060785_n

E enquanto a data passa em branco aqui no Brasil pela Editora Abril, lá na Alemanha a publicação trimestral chamada "Lustiges Taschenbuch Enten-Edition" traz este mês um volume de 340 páginas dedicada ao maior inventor de Patópolis. A chamadinha de capa diz tudo: "Das Universal-Genie" ou O Gênio Universal!

Quem quiser ver a lista de HQ que compõe esse especial:
http://coa.inducks.org/issue.php?c=de%2FLTBE+34

Me interessei em particular pela "Archimede e l'idea luminosa" - Pardal e a Idéia Luminosa, que parece contar um pouco sobre a invenção da lâmpada elétrica sobre a perspectiva do Pardal. Inédita no Brasil é claro. ( http://coa.inducks.org/story.php?c=I+TL+2203-2 )

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) It_tl_2203c_001
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Artemi Sex 11 maio 2012, 09:35

Pardal e um otimo personagem. Sempre curto historias dele.
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sex 11 maio 2012, 15:01

"Pode sair alguma coisa no almanaque dele, talvez"

Nossa, que péssimo isso. "TALVEZ".

A Abril bobeou feio. Em maio não dá mais pra fazer nada, já era. Por mim, o Pardal faria bonito num encadernado de livraria, começando a linha Abril assim, com capa dura, histórias de Barks, italianas e brasileiras, por volta de uns 50 reais. Mas eu não mando nada, haha. Só sei que é bem negligente nem fazer nada a respeito...

É um personagem muito querido. Acho que ele e o Pateta são os mais "simpáticos" da Disney, sempre bonzinhos e dispostos a ajudar todo mundo...
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por malucodisney Sex 11 maio 2012, 16:02

Uma edição especial encadernada e com folhas brancas do Prof. Pardal cairia muito bem.
malucodisney
malucodisney

Mensagens : 203
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Artemi Sex 11 maio 2012, 16:04

Filipe Fauntleroy escreveu:É um personagem muito querido. Acho que ele e o Pateta são os mais "simpáticos" da Disney, sempre bonzinhos e dispostos a ajudar todo mundo...

E so pensar que o Barks queria usar-lo numa historia, talvez duas... Ai virou um "mainstay" e uma forca real nos quadrinhos Disney.
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por sergiokid Sex 11 maio 2012, 16:12

Todo personagem que o Barks cria ele "só queria usar em 1 HQ", hehehe
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Denis Sex 11 maio 2012, 16:33

Icônico personagem mesmo.

Talvez um dos da Disney que mais tenha entrado na fala popular, quando alguém gosta de fazer umas gambiarras em casa, ou qualquer técnico que gosta de variar um pouco na escalação.

Junto talvez com tio Patinhas para algum unha-de-fome, é o nome de personagem que a gente mais ouve por aí.

E há pouco tempo só que percebi o quão bonzinho e inocente ele é, apesar da sua inteligência, não conseguindo fazer grana nenhuma com suas invenções, e sendo explorado.

Pena esse genial personagem não ganhar alguma homenagem (talvez ganhe).
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por sergiokid Sex 11 maio 2012, 16:34

Meu cunhado, segundo meu pai, é o "professor pardal", pq conserta tudo.
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Denis Sex 11 maio 2012, 16:50

Por aqui (ou melhor, em minha terra em Minas), o povo que fica emendando geladeira com fita isolante, consertando carro amarrando pedaço de camisa, é tudo ou MacGyver ou Professor Pardal.
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por andreyl. Sex 11 maio 2012, 18:37

Filipe Fauntleroy escreveu:É um personagem muito querido. Acho que ele e o Pateta são os mais "simpáticos" da Disney, sempre bonzinhos e dispostos a ajudar todo mundo...

Quando colocam os dois juntos numa HQ então...
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por andreyl. Sex 11 maio 2012, 18:41

E as invenções do Pardal: gelo quente, íons em lata, máquina de não fazer nada, chapéu pensador, solvente universal (unissolv), luz negra, isótopos ao sugo, pula-pula que faz manteiga, etc, etc, etc. Enfim: um gênio que não é idolatrado como o Einstein só por causa do E=mc². Aff. Aí vem Fórmula de Bhaskara. E o Pardal onde fica? Ele criou o elemento mais poderoso do universo (o unissolv) que só não dissolve o elemento mais duro do universo: o diamante. Palmas que ele merece. Feliz aniversário Professor. Feliz aniversário Pardal.
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Artemi Sáb 12 maio 2012, 07:38

Primeira aparicão:

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) GyrosDebut

Pardal (feio) no parque Walt Disney:

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) 200px-GyroOnIce
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Edu4rd0 Sáb 12 maio 2012, 09:01

Mencionar o aniversário dele na própria revista não é homenagem... Homenagem seria um especial próprio, ou pelo menos uma chamada de capa na TP, com uma boa história dele..

O que eles vão fazer? "Em homenagem aos 60 anos do Pardal, esse almanaque do Pardal só terá histórias dele!!!" Isso é ridículo... Razz
Edu4rd0
Edu4rd0

Mensagens : 922
Data de inscrição : 14/01/2012
Idade : 34
Localização : Gansópolis

http://catalisecritica.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por T_thiago Sáb 12 maio 2012, 09:21

Logo na Alemanha dos 60 anos do Pardal:

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) 564231_390375167671887_138453622864044_1087274_649623434_n

Obs: a bolsa dos metralhas e a canequinha são uns brindes de uns premios que a editora lá criou pra uma brincadeira online (se entendi direito).
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sáb 12 maio 2012, 10:21

Edu4rd0 escreveu:O que eles vão fazer? "Em homenagem aos 60 anos do Pardal, esse almanaque do Pardal só terá histórias dele!!!" Isso é ridículo... Razz
HAHAHAHAHA

Puxa, gostei da caneca e da bolsa... E do Pardal feio!
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Artemi Sáb 12 maio 2012, 15:42

Geralmente acho essa coisa meet-and-greet meio ridicula. Olha so que "bonitoes" as vezes andam por ai:

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) 3207093760_db9e84176f

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Darkwingphoto3

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Img-thing?

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Disney-pins-made-gold_-800x800

Shocked Shocked Shocked

Pra assustar criancas vai servir! Very Happy

Discuplam o offtop.
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sáb 12 maio 2012, 22:04

Eu gosto dessas fantasias, e entro no espírito: pra mim é o próprio personagem! Eu vou tirar foto com todos eles quando for à Disney! Very Happy
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Artemi Dom 13 maio 2012, 05:23

Gosto tambem. So que algumas me dao risadas. O Mickey, por exemplo, e nunca ridiculo. Ja que nos outros, as vezes, poderiam ter trabalhado um pouco mais... Smile
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por andreyl. Seg 14 maio 2012, 16:55

Queria que o Pardal fosse meu professor.

Artemi escreveu:Primeira aparicão:

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) GyrosDebut

E esse pula-pula aí é o que faz manteiga.
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Filipe Fauntleroy Seg 14 maio 2012, 17:01

O Planeta Gibi disse que os 60 anos do Pardal não passarão em branco.

O que esperar disso? Especial só com Barks e caro? Comemoração de maio só no fim do ano? Revista feita às pressas pra sair ainda este mês?
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por DiegoZ Seg 14 maio 2012, 17:24

Filipe, o que te leva a crer que a revista foi feitas as pressas? Já estamos cansados de saber que a Abril trabalha do jeito que ela quer, deixando vazar o que lhe é conveniente, vemos exemplo claro com o Mega, ninguem nem imaginava que um projeto desses tivesse sido cogitado, então se vai ter um especial dos Pardal, acredito eu, que não deve ser de última hora não, com certeza!
DiegoZ
DiegoZ

Mensagens : 186
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 36
Localização : São Mateus-ES

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Filipe Fauntleroy Seg 14 maio 2012, 17:44

Sim, é verdade, mas o Maffia declarou ao UHQ que nada havia planejado. Se tivessem então (nessa hora, digo) esses planos, ele não falaria isso assim categoricamente.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por DiegoZ Seg 14 maio 2012, 17:49

MAs quando foi essa declaração?
DiegoZ
DiegoZ

Mensagens : 186
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 36
Localização : São Mateus-ES

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por T_thiago Seg 14 maio 2012, 19:21

Filipe Fauntleroy escreveu: Revista feita às pressas pra sair ainda este mês?

Isso é o que dá mais raiva. Eu já vi desculpas do uso do arquivo digital por conta dessas edições feitas as pressas.

O almanaque do Donald com o Vicar é o melhor exemplo disso.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ) Empty Re: 60 Anos de Prof. Pardal! (Via Universo HQ)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos