Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gírias nos Quadrinhos Disney

4 participantes

Ir para baixo

Gírias nos Quadrinhos Disney Empty Gírias nos Quadrinhos Disney

Mensagem por Filipe Fauntleroy Qua 22 Fev 2012, 18:57

Todos falamos muitas gírias, o tempo inteiro. Mas já pararam para perceber e pensar o papel delas nos quadrinhos Disney?

No mais das vezes, creio que é coisa dos tradutores. Que visam a aproximar os diálogos das personagens às falas de seus leitores, o público-alvo, ou simplesmente os jovens.

Isso pode ser bom, mas a meu ver é tremendamente incômodo e superficial em muitas ocasiões. É comum vermos os sobrinhos do Donald se tratando por "manos", por exemplo; por mais que isso seja meio bobo (como é nas versões originais?), ainda é compreensível. Mas e quando a delicada Minnie fala "grana"? Ou quando o trintão Mickey (ou algum personagem mais velho e/ou mais imponente) fala "valeu"? Isso é bem frequente. Mas funciona?

Acho que cabe a discussão. Eu costumo achar esse excesso de gírias bem desagradável. Planejo escrever à Abril sobre esse problema...
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gírias nos Quadrinhos Disney Empty Re: Gírias nos Quadrinhos Disney

Mensagem por andreyl. Qua 22 Fev 2012, 19:03

O Donald numa HQ do melhor da disney 3 fala cocos, petelecos, bananas como girias pra dinheiro. A tradução foi essa pq nos textos do volume fala que Barks usou girias intraduziveis pro portugues. XD

Hora do jogo. Xau.
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gírias nos Quadrinhos Disney Empty Re: Gírias nos Quadrinhos Disney

Mensagem por Denis Qui 23 Fev 2012, 06:45

As gírias me incomodam particularmente na fase dos anos 90 do Zé Carioca.

Me incomoda aquele Zé ser tão jovem ou se portar como um jovem (as vezes fico pensando se aquela é, de fato, cronologicamente, uma fase anterior) e tão comum.

Quer dizer, falar gírias ocasionalmente é normal, mas naquela quantidade e daquele jeito, não é um linguajar que me agrade.

Alguns falam do Zé favelão, mas este é um personagem muito mais distinto do que o vulgar Zé dos 90.

Claro que tem várias boas histórias dessa fase, mas isso me incomoda.
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Gírias nos Quadrinhos Disney Empty Re: Gírias nos Quadrinhos Disney

Mensagem por Rg_Killua Qui 23 Fev 2012, 19:02

Considero boa a tradução da Lua Azul dos quadrinhos Disney, quem viu o que a editora JBC fez com o mangá Fairy Tail sabe o que é um trabalho mal feito. Até hoje vi apenas algumas adaptações estranhas (geralmente com HZL) como a música do "É o tchan" e o excesso de "manos", em Zé Carioca é que costumo ver algumas gírias antigas demais...

Rg_Killua

Mensagens : 153
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

Gírias nos Quadrinhos Disney Empty Re: Gírias nos Quadrinhos Disney

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos