Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vicar - Víctor Arriagada Ríos

+2
andreyl.
T_thiago
6 participantes

Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por T_thiago Dom 15 Jan 2012, 13:09

Vou puxar o Topico do Vicar lá do Projeto Inducks e colocar também a matéria que fiz para o Portallos alguns dias atrás, sobre o falecimento desse grande Mestre. Um dos grandes mestres que jamais será esquecido.

MatheusG escreveu:Trouxe mais um mestre Disney de quilate para que possamos discutir!

A matéria abaixo foi escrita por mim e originalmente publicada no Edição Extra Blog.

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Vr11
Victor José Arriagada Ríos, mais conhecido como Vicar, nasceu no dia 16 de abril de 1934 na cidade de Santiago, capital chilena. Vicar cursou a Universidad Técnica del Estado, do Chile, e se formou aos 22 anos em engenharia eletrônica. Ainda nos anos 50, Vicar começou sua carreira de desenhista no jornal El Mercurio, fazendo tiras do personagem Mampato. Pouco tempo depois ele entrou para a revista Barrabases, para qual ele criou a série Locutín e Hipólito y Camilo. Foi nessa época em que seu trabalho começou a ser apreciado, pois ele tabalhou em vários jornais e revistas chilenas fazendo quadrinhos.

Em 1960, então com 26 anos, se mudou para Barcelona, Espanha. Lá, trabalhou 6 anos no estúdio do artista Bardon, com quem trabalhou por seis anos. Foi nessa época que Vicar começou a trabalhar com personagens Disney. Em 1970, ele deixou o estúdio de Bardon e foi para outro estúdio localizado e Barcelona, o Selecciones. Esse estúdio produzia história Disney para as famosas editoras europeias Guthenbergus e Egmont. Trabalhou na Selecciones por 5 anos, e em 1975, resolveu voltar o Chile.

No Chile, fundou seu próprio estúdio, o Vic-Art Studio, onde continua desenhando histórias Disney (exclusivamente dos patos) até hoje, criando pérolas que são e serão obras magníficas do mundo dos quadrinhos. Apesar de não escrever nenhuma história, seu traço é excelente, um dos melhores do mundo Disney.

Durante os anos seguintes sua fama só aumentou, e hoje é considerado um dos maiores mestres Disney de todos os tempos, o próprio Carl Barks disse, uma vez, que Vicar era o melhor ilustrador Disney desde sempre, melhor até que ele próprio!

Agora é só fazer jus a este título, para o agrado de todos os leitores Disney!

Vicar - Víctor Arriagada Ríos 2005031

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Natal21

E vocês? Curtem o chileno?


Portallos escreveu:Um adeus a outro Mestre dos Patos… Vicar
Vai deixar muita saudade a todos os moradores de Patópolis…


Vicar - Víctor Arriagada Ríos Vicar
Vicar em foto tirada em 2004

2012 acaba de ficar um pouco triste com essa notícia. Faleceu na terça-feira, dia 03, um dos grandes nomes dos quadrinhos Disney: Víctor Arriagada Ríos, mais conhecido como “Vicar”. Vicar estava com 77 anos, e sofria de leucemia. Mesmo assim o desenhista chileno continuava trabalhando no quadrinhos Disney. (Leia mais aqui)

Vicar começou a fazer HQs Disney na década de 70 e nunca parou desde então. O Inducks registra mais de 1.000 HQs feitas pelo artista, que é considerado um dos herdeiros de Carl Barks.

Fico muito triste com a notícia. Nem sabia que o Vicar estava doente, afinal ele continuava desenhandos novas HQs. O artista é um dos principais nomes no Universo Disney entre os mestres clássicos que continuam fazendo quadrinhos até este século. Aprendi a gostar de Disney nos anos 90 tendo como destaque muitas das histórias produzidas pelo Vicar, que sempre foi presença regular na revista Pato Donald.

O traço sempre foi mais tradicional, puxado ao estilo criado por Carl Barks, mas suas HQs possuem expressividade com personagens e cenários ricos e detalhes. Faz os personagens Disney algo mais maduro, ao contrário do estilo italiano, que preza cores vivas e traços bem arredondados. Vicar é um dos meus artistas preferidos no traço tradicional Disney. Vai deixar muitas saudades.

Espero que ao longo de 2012 a Editora Abril possa homenagear o desenhista nas revistas de linha. Gostaria muito de um Almanaque do Pato Donald só com clássicos do Vicar. Aliás estava olhando no Inducks os primeiros trabalhos dele e tem muito material inédito que nunca saiu no Brasil, incluindo suas primeiras HQs: Buy Ice-Cream Cones, Rest Cure, Donald’s Big Chance, Hewey, Dewey & Louie In Circus, The Bonus. Bem, ao menos o Inducks lista estas 5 HQs como os primeiros trabalho do artista, sendo que Big Chance e The Bonus são remakes de HQs americanas que sairam alguns anos antes. Os originais sairam no Brasil, mas os remakes do Vicar permanecem inéditas. São HQs curtinhas, entre 2, 4 e 8 páginas. Poderiam sair aqui no Brasil ao longo de 2012.

Segundo as estatísticas do Inducks eu tenho 30% do material produzido pelo Vicar. O artista nunca foi de trabalhar com grandes épicos. Boa parte do arquivo de histórias dele são de HQs de cotidiano com o Donald e Tio Patinhas, mas nem por isso elas são descartáveis. Vicar trabalhava muito bem com histórias com Donald e Margarida com Gastão fazendo ciúmes, histórias com o Tio Patinhas dando tarefas ao Donald ou arrastando ele em viagens pelo mundo, histórias regulares com o Donald atazanando seus vizinhos. Há histórias de viagens, de azar, de profissões (incluindo a famosa fábrica de margarina!). Vicar fez um pouco de tudo, e muito mais. E muito desse material, publicado no Brasil permanecem sem ser republicado. HQs como: Em Nome Da Arte, Um Parceiro Do Alasca, Desafinando No Outro Mundo, Depósito Complicado, O Guardião, Um Controle Nada Remoto, De Volta À Infância, Os Aventureiros Do Rádio, Quanto Ciúme!, Micronegócios, Em Busca Da Ilha Viking, Uma Questão De Princípios, O Tesouro Do Capitão Dobrão, O Posto Da Fartura, O Tesouro Da Ilha Quac, O Segredo Da Atlântida, Nosso Amigo Dinossauro, Dois É Demais, Com Mudanças… Você Dança!, O Herdeiro, Corra Que A Polícia Vem Aí!, Espere Por Mim, O Herói Da Família, Esta É Sua Vida?!, Dia De Milionário e dezenas de outras HQs. Todas estas, só pra exemplificar, saíram apenas um única vez no país, entre os anos 80 e 90. Conhece alguma?

E quem tiver curiosidade de ver algo do Vicar nas bancas, só no mês de dezembro, três revistas da linha Disney tiveram HQs com o desenhista. Veja as prévias aqui: Pato Donald nº 2401, Almanaque do Tio Patinhas nº 5 e Pato Donald Férias nº 7. Que a grande trabalho e talento do Vicar com os quadrinhos Disney jamais seja esquecido. Um dia triste, mas também é um dia para recordar todos os bons momentos que suas HQs trouxeram aos fãs dos quadrinhos Disney…

Link original: http://www.portallos.com.br/2012/01/05/um-adeus-a-outro-mestre-dos-patos-vicar/


Vicar - Víctor Arriagada Ríos Vr_g59dyv
http://coa.inducks.org/creator.php?c=VR&showScans=1



Vamos relembrar as melhores HQs do Vicar por aqui? Assim como seus trabalhos ainda inéditos?
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por andreyl. Dom 15 Jan 2012, 16:01

Navegar é Preciso (PD 2325)

Vicar - Víctor Arriagada Ríos De_70jdd_1c_001
Link: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2003-286

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Se_ka2004_24b_001Vicar - Víctor Arriagada Ríos Fi_aa2004_24d_001
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por CarlindoJos Dom 15 Jan 2012, 16:14

Uma que eu gosto muito e há mais de 10 anos não sai por aqui
Vicar - Víctor Arriagada Ríos Fr_spg_087l_001
Título: Madeiraaaa!
Herói(s): Pato Donald
Páginas: 16
Tipo: 4 tiras por página
Aparições: Huguinho Zezinho e Luisinho, Pato Donald
Trama: Paul Halas
Roteiro: Flor Collins
Desenho: Vicar
Data da primeira publicação: March 27, 1998
Link: http://coa.inducks.org/story.php?c=D+97350&
CarlindoJos
CarlindoJos

Mensagens : 219
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 26
Localização : São lourenço da mata, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por Artemi Sex 23 Mar 2012, 14:51

Ele nunca foi un dos meus favoritos, sempre achei o traco dele simples e neutral demais. Mas e que eu gosto dos tracos mas experimentais, as vezes com formas meio deformadas, como Silvia Ziche, Graziano Barbaro, Paolo Mottura, Stefano Intini etc, e Vicar definitivamente tem um estilo mas "classico". Ele tinha alta qualidade, isso foi certo.

RIP, Vicar. Sad
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por Edu4rd0 Sex 23 Mar 2012, 15:37

É difícil encontrar alguém que prefira os traços italianos (experimentais) ao clássico. Eu gosto muito dos desenhos dele por que são enxutos. Apesar de gostar do traço dos italianos, alguns exageram na dose e parece que esquecem que a borracha existe... Razz
Edu4rd0
Edu4rd0

Mensagens : 922
Data de inscrição : 14/01/2012
Idade : 35
Localização : Gansópolis

http://catalisecritica.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por Artemi Sex 23 Mar 2012, 18:20

Sim, sou um fã atipico. Quase todos os meus favoritos tem um traco bem experimental. Gosto de exageracao tambem (como Stefano Intini faz por exemplo) e sou contra convencoes em HQ Disney. Mas, claro que gosto tambem dos classicos como Barks, Strobl, etc, sem duvida.

O que eu odeio em HQ Italianos e uma certa fase (circa 1986-1996 ou assim) quando quase todos tentavam imitar o tralho de Cavazzano. Esses "clones" foram numerosos e todos iguais (Paolo Ongaro, Alessandro Gottardo, Stefano Intini no inicio de carreira dele tambem e outros). Gracas a Deus, Disney decidiu imprimir os nomes dos desenhistas por volta de 1996-1997 e os tracos deles ficaram mas individuais, eles parando a imitar Cavazzano.
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por andreyl. Sex 23 Mar 2012, 19:04

Ontem eu estava no Inducks e reparei uma coisinha simples, o traço de Emanuele Barison sempre foi idêntico ao do Giorgio Cavazzano. Vicar sempre foi mais solto, fazendo os bicos dos patos mais redondinhos, por isso acho quase impossível copiar seu traço. XD
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por Filipe Fauntleroy Dom 25 Mar 2012, 09:19

Vicar só me traz boas lembranças. Acho que nunca li uma história do Donald desenhada por ele que eu não achasse muito divertida; mesmo se o roteiro for ruim, seu Donald é garantia de expressividade.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por andreyl. Dom 25 Mar 2012, 14:43

Me digam: qual artista tem o traço parecido com o do Vicar? Acho que só o Per Hedman (roteirista): http://coa.inducks.org/story.php?c=D/D+2004-001
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Vicar - Víctor Arriagada Ríos Empty Re: Vicar - Víctor Arriagada Ríos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos