Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

4 participantes

Ir para baixo

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Empty Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

Mensagem por T_thiago Ter 30 Out 2012, 11:43

Pegando a opinão que coloquei lá no Facebook:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=425185444215557&set=a.321560051244764.76167.303549099712526&type=1

Estava estes dias passeando sem compromisso no Inducks quando dei de cara com essa imagem abaixo. A mesma arte de capa em três versões diferentes. Dinamarca, Brasil e Holanda.

Não é de hoje que venho querendo discutir um pouco sobre cores
e efeitos que um mesmo desenho pode ter em revistas de países distintos. Tome por exemplo essa capa que trago aqui. Na Dinamarca o desenho ganha cores bem simples, sem muitos efeitos, texturas ou detalhes. É a forma mais simples.

No Brasil é exatamente o oposto. O desenho ganha um background (cenário ao fundo), as cores são texturizadas e sombreadas, ficam mais vivas também, mais fortes, somada ao logo da revista que é espalhafatoso e hyper colorido, como se fosse um farol no meio da escuridão que são nossas bancas de jornais.

Enquanto que na Holanda, me parece ter uma harmonia, um equilibrio entre as cores para que não fiquem simplórias como na versão da Dinamarca, mas que também não fiquem canavalescas como na nossa versão. Ela é mais sutil. Mantém os efeitos de sombra, realça o traço da linha em preto, e o logo das revistas da Holanda é que são um charme pois são discretos, sem competir com a própria arte e cores da capa.

Na versão Brasil qualquer um que bate os olhos na capa que estou usando de exemplo diz logo de cara revista que visa o público infantil. Mas você consegue dizer o mesmo olhando a capa da Holanda? Não sei. Claro que é uma publicação infantil, mas parece mais serena a ideia de que é também uma publicação que agrade um público mais velho. Tem uma jogada de cores que agride o consumidor mais velho, que não precisa de um carnaval de cores para adquirir a revista.

Não estou dizendo que os holandeses conseguem esse efeito em todas as capas de Donald Duck, mas em 2012 as capas da revista (que é semanal lá) tem se provado muito bonitas. Veja (no fim da página): http://coa.inducks.org/publication.php?pg=img&c=nl%2FDD&num=32

Três bons exemplos:

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Nl_dd2012_40a_001

http://coa.inducks.org/issue.php?c=nl%2FDD2012-40

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Nl_dd2012_39a_001

http://coa.inducks.org/issue.php?c=nl%2FDD2012-39

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Nl_dd2012_21a_001

http://coa.inducks.org/issue.php?c=nl%2FDD2012-21

Não desprezando o trabalho de cores do Brasil, até porque fazemos um dos melhres trabalhos nesse quesito a nível mundial na minha opinião, acho que grande parte talvez seja culpa dos nossos logos dos títulos. Sempre com cores espalhafatosas, títulos gigantes que tapam as artes e cores vibrantes em excesso. Ainda acho nossas capas bonitas, mas vez ou outra sinto falta de algo mais pé no chão, mais madura...

O que você acham tendo como exemplo a imagem exposta aqui e os links citados?

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... 318720_425185444215557_1818864669_n

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Empty Re: Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

Mensagem por T_thiago Ter 30 Out 2012, 12:15

Ainda nessa questão de estilo vs cores e ainda pensando na Holanda, outro estilo de capa que acho muito bonito usado lá é o formato da Donald Duck Extra. Todas as capas seguem o mesmo padrão e mais uma vez gosto do logo usado lá, que não rivaliza com as cores ou arte da chamada de capa.

Além da revista conseguir se destacar muito bem da Donald Duck tradicional, ela consegue manter uma harmonia de
ntro das cores e estilos, que não a infatilizam demais e nem poluem as artes de capa. O leitor holandês consegue distinguir de longe uma DD tradiconal da DD Extra.

Não podemos dizer que essa distinção é muito fácil olhando a nossa Pato Donald mensal para a Pato Donald Extra. Ambas possuem cores vibrantes e mesmo como "Extra" em grande destaque, ainda assim de longe não dá para distinguir muito bem uma da outra. No fim, ao leitor ocasional elas parecem a mesma coisa...

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... 22281_425194227548012_275342539_n
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Empty Re: Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

Mensagem por Davidson Lima Ter 30 Out 2012, 14:49

Um tópico como esse precisava ser feito mesmo. Quem fica responsável pelas capas vacila às vezes. Vamos ver o que dá pra fazer dialogando aqui e enviando e-mails para a Abril.

Vou tomar como exemplo os almanaques. Aquelas cores ao fundo ajudam a diferenciar as publicações mensais das bimestrais. Até aí, tudo bem. Mas será que tanto o fundo quanto as letras devem se repetir com pouco ou nenhum intervalo entre si, tanto em publicações de outros personagens quanto nas do mesmo? Vide o Almanaque do Peninha #4 e o Almanaque do Tio Patinhas #10: o mesmo amarelo com vermelho.

Fora esses "erros" ocasionais, os almanaques vem me agradando. Gostei do azul + roxo do último Almanaque do Zé Carioca (é até irônico haver almanaques para um personagem que sobrevive a base de repeteco).
Davidson Lima
Davidson Lima

Mensagens : 129
Data de inscrição : 11/10/2012
Idade : 31
Localização : São João de Meriti

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Empty Re: Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

Mensagem por VOORHEES Ter 30 Out 2012, 16:28

Já falei em algum almanaque que não gosto dessa padronização que arrumaram para eles. Tira toda a beleza da imagem que poderia muito bem ocupar a capa toda.

Mas essa só minha opinião.
VOORHEES
VOORHEES

Mensagens : 116
Data de inscrição : 30/09/2012
Localização : RIBEIRÃO PRETO

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Empty Re: Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

Mensagem por Filipe Fauntleroy Qua 31 Out 2012, 18:08

Copiando o que eu disse no Facebook: a minha opinião é bem simples: a arte original é SEMPRE melhor. Não acho que se deva mudar/alterar/acrescentar NADA, pois a primeira versão foi feita pelo artista e ele que decide sobre cores, sombras etc. A versão da Dinamarca, que é a original, está muito melhor enquadrada e colorida...
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas.... Empty Re: Opinião: sobre as cores e logos espalhafatosos de nossas capas....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos