Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sherlock Holmes

+4
Filipe Fauntleroy
CarlindoJos
FANTASMA CAMARADA
Dacio Castelo Branco
8 participantes

Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Sherlock Holmes

Mensagem por Dacio Castelo Branco Seg 16 Jan 2012, 19:02

Não sei se temos aqui muitos fãs de Sherlock, mas se existirem, estou criando um topico para discutir esse personagem maravilhoso.


Sherlock foi criado no fim do seculo 19 para se tornar um dos maiores icones literarios de todos os tempos. Junto com seu fiel amigo e ajudante, John Watson, viveu as maiores aventuras,

Fundamental
Livros
Se fossemos falar sobre os livros do detetive, teriamos que fazer um artigo giganteso, mas como isso não sera necessario, pois aqui so falarei do canone.
O canone são as historias de Sherlock escritas por Sir Arthur Conan Doyle. No total, são 56. Não se assuste com o numero, o total de paginas reunindo todas e menos de 1000 paginas( menor do que o senhor dos aneis inteiro).
Pode ser dividido em duas fases: A classica, onde todo o universo foi introduzido e apresentado, personagens e etc... Acabou em "O problema Final", onde Sherlock (spoiler, passe o mouse para ver) aparentemente morre. E revisitado alguns anos depois, com "Os caes de baskerville.
A segunda parte e Oretorno de sherlock, onde muitos achamq ue as historias nao sao tao boas, mas eu ainda acho incriveis.
Os dois periodos sao divididos pelo misterioso "Grande Hiato", periodo onde sherlock sumiu.

Filmes
Aqui eu so vou ficar atento a serie nova, com o Robert Downey Jr.
Esse filme fez a franquia ficar popular novamente graças a pegada steampunk, e suas cenas de açoes. Eu particulamente nao gosto muito, acho que varia muito do personagem. O lançamento mais recente e desse ano, Game of Shadows, e ha rumores de um terceio filme.

TV
Novamente nao focando em tudo que existe, me focarei na mais recente.
Sherlock da BBC, e a melhor serie ja feita sobre sherlock em minha opiniao, atenta a detalhes, espetacular, introduz um sherlock ao seculo 21, um genio sociopata impressionante. Watson e intrepetrado por Martin Freeman, O Bilbo no fime "o hobbit", e Sherlock e intrepetado pelo ator que fara Smaug, Benedict Cumberbatch.
Recomendo fortemente essa serie a qualquer amante de series. E uma obra impressionante.

Eu falei o que sei de Sherlock. Eu so li as obras de Sir Arthur, e tambem gostaria de ver as series mais classicas. Mas por enquanto esta bom.

Dacio Castelo Branco

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Seg 16 Jan 2012, 19:24

Já ouvi falar muito nesse atual seriado inglês da BBC do famoso detetive britânico.

Embora as histórias originais de Sherlock Holmes se passem no século XIX, nesse seriado as aventuras se passam agora no século XXI.

Na verdade essa mudança temporal não é novidade, pois na década de 40 foi lançado o filme "SHERLOCK HOLMES E A ARMA SECRETA" (Sherlock Holmes And The Secret Weapon, EUA,1943), onde o personagem de Conan Doyle enfrenta espiões nazistas além do próprio Professor Moriarty que pretende roubar os segredos de uma arma secreta pra vender para a Gestapo alemã.

Naquela época era normal mobilizarem os mais diversos heróis da literatura, quadrinhos, rádio e etc. pra combaterem nazistas e japoneses.


Sherlock Holmes 0926-secretweapon1

Mas esta já é outra história. Desculpem... VIAJEI.

Neutral
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Dacio Castelo Branco Seg 16 Jan 2012, 19:35

Esse filme da decade e 40... E um sherlock especifico dos anos 40 ou e o mesmo do seculo XIX?

Dacio Castelo Branco

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por CarlindoJos Seg 16 Jan 2012, 19:49

Gosto muito do Sherlock e outros aqui também gostam muito,comecei a comprar os livros ano passado e até agora tenho a maior parte os 4 romances e o primeiro livro de contos "As Aventuras de Sherlock Holmes".Já vi a nova série da BBC inteira e gostei muito,bem fiel ao original e sem deixar de colocar o personagem na nossa realidade,também já vi alguns dos filmes antigos a maioria muito legal.
CarlindoJos
CarlindoJos

Mensagens : 219
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 26
Localização : São lourenço da mata, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Filipe Fauntleroy Seg 16 Jan 2012, 19:54

Li todos os livros do Sherlock do Conan Doyle, são magníficos.

Gosto dos filmes com o Basil Rathbone (como esse postado acima), mas com ressalvas: são tramas muito formulaicas e o personagem é bem raso, não raciocina muito e ainda fica se disfarçando o tempo todo, o que acho ridículo...

Quanto aos novos filmes, não vi nenhum e não tenho interesse.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Seg 16 Jan 2012, 20:00

Dacio Castelo Branco escreveu:Esse filme da decade e 40... E um sherlock especifico dos anos 40 ou e o mesmo do seculo XIX?

É o Sherlock Holmes mesmo do século XIX, Dacio.

Só que como se ele fosse um cidadão britânico da década de 40 do século XX, lutando e investigando contra espiões nazistas que querem se apoderar de uma arma secreta poderosa inventada por um cientista suiço.

É tipo aqueles "What If..." (O que aconteceria se...) dos gibis antigos da Marvel, entende???
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Seg 16 Jan 2012, 20:11

Fauntleroy escreveu:Li todos os livros do Sherlock do Conan Doyle, são magníficos.

Gosto dos filmes com o Basil Rathbone (como esse postado acima), mas com ressalvas: são tramas muito formulaicas e o personagem é bem raso, não raciocina muito e ainda fica se disfarçando o tempo todo, o que acho ridículo...

Quanto aos novos filmes, não vi nenhum e não tenho interesse.

De fato, o Sherlock Holmes de Basil Rathbone nesse filme está mais para uma espécie de super-herói americano (tipo o Batman) do que propriamente um investigador.

Mas o filme é legalzinho como diversão inocente, sem compromisso e vale no mínimo como curiosidade.

Entretanto, se não gostas de filmes antigos (e em preto e branco), é melhor passar longe dele.


Sherlock Holmes Basil+rathbone1
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Filipe Fauntleroy Seg 16 Jan 2012, 20:16

Eu vejo filmes de qualquer época, país e procedência. Aliás, sou articulista de duas revistas de cinema, não tenho esse tipo de preconceito tolo...
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Seg 16 Jan 2012, 20:26

Então é bem capaz de gostares, Fauntleroy.

O filme é pra lá de maniqueísta e uma baita propaganda dos aliados, mas é uma aventura de diversão garantida.

É bem como eu falei: vale pela curiosidade.

E uma coisa eu posso te garantir: CHATO, DEFINITIVAMENTE O FILME NÃO É!!!
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Filipe Fauntleroy Seg 16 Jan 2012, 20:54

Já vi todos com o Basil Rathbone e o Nigel Bruce, amigo. Os dez filmes. E gosto de todos, uns mais e outros menos, mas o melhor para mim ainda é O cão dos Baskervilles, de 1939.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Macgaren Seg 16 Jan 2012, 22:27

Devo dizer que nunca fui lá muito fã do Sherlock...em matérias de detetives sempre preferi o Poirot da Agatha Christie. Mas gosto do Livro do Cão dos BaskerVille.
Macgaren
Macgaren

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/01/2012

http://www.novoclarim.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Dacio Castelo Branco Ter 17 Jan 2012, 05:59

Atualmente eu acho que muitas obras so exploram o lado da amizade entre sherlock e watson, deixando superficiais outros aspectos. A serie nova da BBC eu gosto por causa disso, que tenta ser o mais fiel possivel ao mesmo tempo que inova. (por sinal alguem viu o season finale da segunda temporada? Espetacular.)
Os filmes atuais tentam, so qe transformam sherlock num heroi, cheio de cenas de açao e etc..., Sendo que ele nunca foi tal coisa, e sim um astuto detetive.

Dacio Castelo Branco

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por sergiokid Ter 17 Jan 2012, 06:56

Eu comprei uma coleção completa dele, lançada há uns 6,7 anos, e simplesmente DEVOREI os livros. Show

A série de tv eu baixei mas ainda n assisti.

Sobre os filmes, pelos coments q vi fica a mesma decepção do Dacio. Sherlock n é só ação, é principamente cérebro.
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Ter 17 Jan 2012, 11:26

Ainda em termos de curiosidade sobre o famoso detetive britânico, vale lembrar como menção honrosa o hilariante livro "O XANGÔ DE BAKER STREET" do Jô Soares (editora: Companhia das Letras,1996).

Vale pela visão irônica tipicamente brasileira sobre o personagem, que vem ao Brasil do século XIX (a pedido de Don Pedro II) investigar uma série de assassinatos envolvendo um violino Stradivarius.

Ao longo do livro fica impossível não se achar graça das avacalhações inteligentemente apresentadas.


Sherlock Holmes O+xango+de+baker+street+jo+soares+sao+paulo+sp+brasil__61EAF1_1
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Filipe Fauntleroy Ter 17 Jan 2012, 12:01

Li esse livro, mas não tenho uma boa lembrança dele. Curioso, é verdade.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Ter 17 Jan 2012, 12:22

As partes mais hilárias e inesquecíveis desse livro, são:

A) Holmes que vem ao Brasil falando com sotaque lusitano, pois aprendera a falar nessa língua com um português e por isso é chamado pelo povão de "portuga".

B) A pomba gira que "baixa" no Watson, sendo que o macumbeiro explica que ela só faz isso com mulher ou com homossexual.


Laughing Laughing Laughing
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Filipe Fauntleroy Ter 17 Jan 2012, 12:24

Estou mais interessado nesta sátira, dirigida por Billy Wilder:
Sherlock Holmes A+Vida+%C3%8Dntima+de+Sherlock+Holmes+-+The+Private+Life+of+Sherlock+Holmes+-+Dire%C3%A7%C3%A3o+Billy+Wilder

Por aqui se chama A vida íntima de Sherlock Holmes.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por CarlindoJos Ter 17 Jan 2012, 12:28

Eu assisti ao filme do Jô Soares e gostei muito.Também tem um livro que lançaram ano passado com o título "O Jovem Sherlock Holmes" que fala sobre adolescência dele,não li ainda mas vi boas críticas sobre ele.
CarlindoJos
CarlindoJos

Mensagens : 219
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 26
Localização : São lourenço da mata, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por FANTASMA CAMARADA Ter 17 Jan 2012, 12:47

Tem um filme americano de 1985 muito bacana sobre a juventude do Sherlock Holmes que repetia muito na Rede Globo, que era "Young Sherlock Holmes" (O Enigma da Pirâmide, no Brasil), produzido por ninguém menos que Steven Spielberg .

Ele mostrava Holmes e Watson ainda adolescentes resolvendo seu primeiro caso.


Sherlock Holmes Enigma+dvd

SHOW DE BOLA!!!
FANTASMA CAMARADA
FANTASMA CAMARADA

Mensagens : 111
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 55
Localização : Algum cemitério em Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Denis Qua 18 Jan 2012, 16:04

Sherlock Holmes é simplesmente meu personagem favorito (provavelmente junto com o Pato Donald).

Leio os livros desde que eu era criança.
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Dacio Castelo Branco Qua 18 Jan 2012, 18:27

Hoje terminei de ver a segunda temporada da BBC, mais uma vez, recomendo fortemente.

Eu so tinha chorado uma vez vendo alguma coisa, no Rei leao, mas tenho que admitir que a carga emocional nesse capitulo, eu acabei soltando lagrimas.

Dacio Castelo Branco

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por mateusbond Sáb 21 Jan 2012, 23:06

Sou grande fã de Sherlock, herdei os livros de meu avô... Na verdade, herdei também de meu avô a paixão por detetives: Sherlock Holmes, James Bond, Batman, Tin Tin, e, é claro, o Mickey dos quadrinhos.

Não gosto dos filmes do Sherlock feitos nos EUA, nenhum deles consegue capturar a essência do personagem... Já os europeus são outra história, geralmente bons... Não sabia dessa série nova da BBC. Bom saber!

Quanto ao Xangô, a única parte legal é o capítulo do duelo de violinos...

mateusbond

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/01/2012

http://dolmexica.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por CarlindoJos Sex 03 Fev 2012, 19:35

Baixei hoje a 2 temporada da série da BBC,espero assistir neste fim de semana.Parece ser melhor que a primeira,e como sempre com uma vasta referência aos contos de Conan Doyle.Depois posto meus comentários sobre os episódios. Very Happy
CarlindoJos
CarlindoJos

Mensagens : 219
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 26
Localização : São lourenço da mata, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Sherlock Holmes Empty Re: Sherlock Holmes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos