Braincast #22 (podcast) traz debate do papel ao digital!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Braincast #22 (podcast) traz debate do papel ao digital!

Mensagem por T_thiago em Qua 27 Jun 2012, 12:47

Braincast 22 – Veículos: do Papel ao iPad
http://www.brainstorm9.com.br/30578/braincast9/braincast-22-veiculos-papel-ao-ipad/

Sinopse do site:

No Braincast 22 falamos de como as publicações das duas maiores editoras do país estão se adaptando ao mundo digital, de como este é o melhor momento para ser jornalista e de como o tão aclamado “jornalismo cidadão” veio para somar e não para dividir. E para manter o alto nível nesta discussão, Cris Dias e Saulo Mileti receberam os ilustres: Alexandre Maron (Editora Globo) e Sergio Gwercman (Editora Abril). Confira!

Eu estou ouvindo esse Braincast que foi lançado ontem, com uma pauca bem moderna e recente e acho bacana ver o Sergio Gwercman, diretor de redação da superinteressante, falando sobre a integração de revistas ao meio digital. Não é apenas aquele papo de revista tem que ter no papel e no digital, é algo bem mais reflexivo, sobre a rentabilidade da marca, da integração com o leitor não apenas uma vez ao mês mas interagir em seu cotidiano e tal.

Para nós, que somos fãs dos quadrinhos disney, que são publicados pela mesma editora, mas num departamento diferente, chega a ser extremamente interessante a conversa. Claro que ali se fala mais de um setor mais jornalistico, de revistas de reportagens, até onde ouvi (metade) não tem qualquer abordagem quanto a quadrinhos, mas nem por isso alguns dos raciocinios ali não deveriam ser aplicados pelo diretor da abril jovem, em especial quando se fala de interação dentro dos meios sociais modernos. É foda mesmo o assunto e recomendo a todos escutarem.

Eu concordo com muita coisa ali. Não basta só lançar a revista, mas tem que propor meios para que ela esteja mais dentro do universo de seus leitores. Não é só pegar a revista, escanear e botar num app digital, mas ferramentas e sistemas de estrutura que façam a diferença. Pegando como parte os quadrinhos Disney o modelo do Facebook do Calisota é um belo exemplo. Eu acho FODA o canal do Facebook e a interação que existe lá, a forma como se propaga a marca na qual os caras falam no pod. É pequeno ainda o do Calisota? É claro, a gente não se divulga, não tem um porte de uma Abril, mas ainda assim é muito bacana o modelo. Acho que o que falta na linha Disney é isso, gente cabeça, moderna, que não fica apenas no século 20, achando que tudo é papel e é isso que importa. Me chateia twitters sendo deletados, facebooks da abril jovem apenas com rss (feed) da recreio... com uma interação pífia e ridícula do departamento dos quadrinhos. A falta de vontade de crescer e se adaptar...

Escutem o podcast e depois vamos debater por aqui Smile - vou termina-lo hoje a noite (agora estou no serviço)

T_thiago
Admin

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Re: Braincast #22 (podcast) traz debate do papel ao digital!

Mensagem por T_thiago em Qui 28 Jun 2012, 14:19

ninguém se interessou em escutar? Sad
T_thiago
Admin

Mensagem por andreyl. em Qui 28 Jun 2012, 14:27

T_thiago escreveu:

ninguém se interessou em escutar? Sad

Como eu vou escutar sem caixa de som. Preciso de uma nova! rsrs
andreyl.

Ver perfil do usuário http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Qui 28 Jun 2012, 16:00

Quanto tempo tem, Thiago (Rilão, rs)?

Vou ouvir hoje à noite. Mas já adianto que também acho que a Abril tem que se modernizar. E quem diz isso sou eu, um cara resistente à maioria das "modernidades" (não quero nem chegar perto de Ipods e afins); é chegada a hora em que você tem que FALAR com o público que consome seus produtos, dizer a mesma linguagem. Não dá pra viver em 2012 como se fosse 1950.

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por T_thiago em Qui 28 Jun 2012, 16:10

Filipe Fauntleroy escreveu:Quanto tempo tem, Thiago (Rilão, rs)?

Vou ouvir hoje à noite. Mas já adianto que também acho que a Abril tem que se modernizar. E quem diz isso sou eu, um cara resistente à maioria das "modernidades" (não quero nem chegar perto de Ipods e afins); é chegada a hora em que você tem que FALAR com o público que consome seus produtos, dizer a mesma linguagem. Não dá pra viver em 2012 como se fosse 1950.

uns 60 minutos... mas não precisa ouvir tudo... uma meia hora só já dá pra ter uma boa ideia da visão sobre isso de modernizar.

eu curti muito o que o diretor da superinteressante comenta... mais pro final do programa ele fala de jornalistas que não conseguem se adaptar aos novos meios digitais, daquela coisa de que se a editora obriga o profissional a ter twitter, ele tem que receber por isso? dos profissionais que dentro da redação chegam e por iniciativa propria montar as redes ou projetos digitais (o instagram da superinteressante o sergio comenta que foi iniciativa deles mesmo, que não foi algo que a editora mandou fazer, saca?)

e fica bem claro que tem editoras ainda não sabe lidar com isso, que quando uma revista ou publicação ganha um melhor tratamento no meio social online é por mérito dos profissionais envolvidos nela... no caso da superinteressante eles parecem ter sorte, porque o pessoal lá não é jurássico como de outros setores e revistas dentro da propria abril.

e aí vc percebe que a divisão abril jovem é uma vergonha, cheia de dinossauros que poderiam fazer mais, mas parecem que não estou adaptados ao mundo moderno. sei lá, eu achei extremamente informativo a visão desse debate. a modernização tem que vir tanto da editora quanto dos profissionais que mexem com a revista... e infelizmente pra mim como leitor não é fácil descobrir quem no caso dos quadrinhos disney está empapando tudo... facebooks parados, twitters cancelados, tudo sai no planeta gibi... a impressão que tenho é de profissionais não capacitados para estes meios.. mais do que uma editora estagnada. a abril não está estaganada, mas os dinossauros de alguns setores sim. a falta de visão dos diretores de cada setor.
T_thiago
Admin

Mensagem por T_thiago em Qui 28 Jun 2012, 16:18

detalhe que no começo do podcast, eles leem cartas do tema do pod anterior (sobre games), então vcs podem ir avançando até acabar os comentarios da edição passada e começarem o assunto da edição.
T_thiago
Admin

Mensagem por T_thiago em Sex 29 Jun 2012, 14:56

ninguem? poxa Sad

huahuahuhau e eu que achei tão interessante a materia
T_thiago
Admin

Mensagem por malucodisney em Sex 29 Jun 2012, 15:32

Thiago,

Eu ainda não tive tempo para escutar, mas como já disse um tempo atrás, mesmo sabendo que a tendência é que as revistas sejam digitais, ainda prefiro mil vezes o papel à este tipo de mídia...
malucodisney

Ver perfil do usuário

Mensagem por T_thiago em Sex 29 Jun 2012, 15:33

malucodisney escreveu:Thiago,

Eu ainda não tive tempo para escutar, mas como já disse um tempo atrás, mesmo sabendo que a tendência é que as revistas sejam digitais, ainda prefiro mil vezes o papel à este tipo de mídia...

mas o debate não é sobre isso (da revista virar digital), mas do tratamento digital que uma revista de papel pode incorporar no mundo digital.

do contato com leitor, das redes sociais, dos projetos que fazem vc lembra da marca da revista na web... não necessariamento sobre torna-la digital.

é um outro nivel de debate... vale muito a pena escutar.
T_thiago
Admin

Mensagem por malucodisney em Sex 29 Jun 2012, 15:54

Thiago,

Hehehe... por isso, eu queria escutar antes de escrever. rsrsrs

Vou escutar neste final de semana e discuto aqui.
malucodisney

Ver perfil do usuário

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Sex 06 Jul 2012, 18:21

Tardei mas não falhei! Estou ouvindo. Mas é mais ou menos o que o Thiago disse: é preciso procurar se adequar aos novos tempos...

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: