Quanto custa colecionar Disney

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quanto custa colecionar Disney

Mensagem por sergiokid em Seg 14 Maio 2012, 14:57

De: http://hqsdisney.blogspot.com.br/2012/05/quanto-custa-colecionar-disney.html

Essa matéria “começou” de um modo inusitado. Ao ver um anúncio no ML com a coleção completa de Pato Donald a mais de R$ 100.000,00, comentei com minha esposa, que me perguntou imediatamente: vc já tem uma pequena fortuna em gibis? Eu chutei um valor lá pra ela e depois me toquei que talvez tenha muito mais... pensei então em tentar trazer algumas informações sobre o valor gasto pelos colecionadores em gibis, ao longo do tempo.

Assim, comecei esse meu “estudo” analisando o quanto um colecionador gastou em quadrinhos Disney pela Abril, nos últimos 04 anos. Os resultados mostram a evolução desses quadrinhos, e confesso que não me surpreenderam.

Considerando apenas os quadrinhos tradicionais da Abril, vê-se um claro aumento no número de títulos e totais gasto a cada ano, evidenciando a evolução da linha no último quadriênio. Os números apresentados para 2012 são equivalentes ao mínimo já confirmado (Essencial Disney, especiais até Disney Futebol 2012, Mega Disney e Disney Jumbo #2), considerando que as linhas já existentes (6 mensais, almanaques bimestrais e semestrais, Disney big e férias/extras, além do Natal Disney de Ouro) não sejam canceladas.

Dividi então as revistas Disney em 07 grupos para tentar evidenciar que grupos mais contribuem para depenar o preço do consumidor. São eles:

1 – Tijolos – Revistas grandes de republicações – Disney Big, Mega Disney e Disney Jumbo.
2 – Mensais – As 6 mensais existentes mais Aventuras Disney.
3 – Almanaques
4 – Férias/Extras
5 – Especiais e temáticos – Incluem-se nesse grupo Natal Disney de Ouro, especiais de personagens (Escoteiros mirins, Superpato, Donald Duplo), especiais comemorativos (Paul Murry) e especiais temáticos (Disney Futebol 2012, A História de Patópolis), incluindo minisséries (Disney Gol), dentre outros (Epic Mickey).
6 – Coleções especiais – Inclui coleções com muitos volumes. Nestes 5 anos tiveram essa característica PFH, CLD, OMD e Essencial Disney.
7 – Extintas não mensais – Revistas que tinham periodicidade definida e não se enquadravam em nenhuma das categorias acima, tendo sido canceladas. Até o momento, tem-se nessa categoria Minnie Pocket Love, Pura Risada e Disney Gigante.

O gráfico acima mostra o preço por ano de cada grupo, permitindo que o leitor possa concluir algumas coisas:
a) Há um incremento na linha de gibis grandes com republicações, que, devido ao baixo custo de produção, pode trazer um lucro significativo. Esse lucro pode ajudar a editora a subsidiar outros lançamentos.

b) Baseado no sucesso de CLD, o ano de 2011 trouxe o mesmo montante de gasto em coleção especial ao consumidor. Apenas no primeiro semestre de 2012, o gasto nesse tipo de material atinge 2/3 do gasto em 2011. Deve vir mais por aí...

c) Depois de uma curva descendente entre 2008 e 2010, devido ao cancelamento de Aventuras Disney em meados de 2009, o número de mensais vem subindo, com a inserção de Pateta e Minnie. Tá faltando a assinatura delas...

d) Em 2010 e 2011 a Abril tentou introduzir novas revistas, que não vingaram. Desde o primeiro semestre de 2011 o pensamento parece ser outro, e “revistas teste” tiveram seu espaço reduzido. Aparentemente, as novas mensais e os almanaques foram considerados como investimentos mais rentáveis pelos responsáveis pela linha.

e) Os almanaques já correspondem a um certo montante de gastos do consumidor, e tendem a contribuir mais em 2012. Caso não haja aumento ou cancelamento, quase R$ 200,00 podem ser gastos com esse grupo, que traz material de alta qualidade a um preço bem legal. Talvez já caiba uma assinatura...

f) Os especiais, que começaram em 2009 mas ficaram em stand by no ano de 2010, devido ao lançamento de CLD, foram bem retomados em 2011, e, em uma previsão realista, em 2012 devem alcançar um patamar maior em termos de peso no total de quadrinhos Disney lançado durante o ano.

Continua em:
http://hqsdisney.blogspot.com.br/2012/05/quanto-custa-colecionar-disney.html

Por favor, comentem lá para eu me animar e fazer mais levantamentos, rsrs. Sei que ainda está horrivel o blog, mas um dia ajeito o layout, hehehe.
sergiokid

Ver perfil do usuário

Re: Quanto custa colecionar Disney

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Seg 14 Maio 2012, 15:26

Já vou lá comentar e ler o resto. Por ora pergunto: que "revistas-teste" foram essas?

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por sergiokid em Seg 14 Maio 2012, 15:29

As "revistas-teste" são a MPL, Pura risada e disney gigante, as 3 que coloquei no grupo de canceladas não mensais (para deixar a AVD no grupo de mensais).
sergiokid

Ver perfil do usuário

Mensagem por T_thiago em Ter 15 Maio 2012, 08:21

Eu não me importo muito com o custo anual, porque acabamos sempre comprando de picadinho, ao longo de meses. Não é um valor que pesa no meu bolso desta forma. Mas esse ano é a segunda vez que já começo a considerar parar de comprar todas as revistas Disney que a Editora está lançando. Imagino que poucos compram de tudo, como eu faço, mas pra mim é uma grande decisão.

Quando as revistas perderam páginas lá no começo de 2000 eu me revoltei e parei de comprar Disney, fiquei 5 anos sem comprar nenhuma revistinha. Com o meu desgosto atual pela linha editorial adotado pela empresa, é bem possível que essa minha "revolta" retorne. Só não sei se acabaria sento tão agressivo. Mas a principio já começo a cogitar a parar de comprar almanaques com muitas HQs repetidas, Jumbo e Megas da vida etc.

Eu tenho dinheiro pra essas revistas, não me importa o custo, mas acho que a editora vem desrespeitando leitores como eu, que querem material novo e diversificado. Então se eles veem o lado de leitores que como eu querem coisas novos e diferentes, acho que não tem porque eu dar uma forcinha comprando da forma que compro.

Uma vez o Maffia disse numa entrevista que tinha medo que colocasse muitas revistas nas bancas e os leitores não conseguiriam comprar e uma acabaria competindo com a outra. Não é exatamente isso que acontece hoje em dia? Tipo, o levantamento não mostra um custo alto para se comprar tudo? E poucos compram de tudo...

Acho que a Editora Abril está um pouco perdida em 2012, sem saber o que fazer. Uma linha como a Disney poderia ter tantos generos e segumentos de publicos distintos, mas tudo que eu vejo é uma massa de uma mesma coisa saindo em várias revistas. Sem foco, apenas caos...
T_thiago
Admin

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Ter 15 Maio 2012, 15:32

Eu parei de comprar Disney regularmente em 2002. Comprei de lá pra cá os Mestres Disney, Barks completo, CLD, Saga do Tio Patinhas, História e Glória da Dinastia Pato etc., mas os gibis regulares eu tinha parado de comprar.

Retornei em 2011, há pouco mais de um ano. Mas como não tenho muito espaço e dinheiro não nasce em árvore, seleciono desde então o que comprar, pois coleciono/compro outras coisas e revistas e nunca quis comprar tudo: Big só tenho um número (que me foi dado pela minha mãe), Extras/Férias devo ter uns cinco quando muito, não comprei Jumbo e almanaques só compro se tiver 50% ou mais de inéditas pra mim. Donald eu tenho os almanaques 2, 3, 4 e 7, por exemplo; Margarida, nenhum ainda. É preciso ser seletivo. Eu compro TUDO que sai de inéditas, mas com republicações sou bem criterioso.

E, pelo menos para mim, isso de revistas "competindo" é totalmente verdadeiro. É muito bom ter Disney de volta nas bancas, mas acho que estão errando um pouco a dose. Por exemplo, já fiz aqui uma divisão com DOIS ALMANAQUES MENSAIS (e não essa bagunça de quatro num mês e dois no outro), os títulos que saem mais (Donald, Patinhas, Mickey e Zé) continuariam saindo mais, só que três vezes ao ano. Por que não criar uma linha que POSSA satisfazer também a quem quer ter tudo? Mexendo na periodicidade, nos preços, na variedade das revistas. Achei tétrico esse monte de Jumbo e Mega. Tornem logo a Big mensal, então... Vamos ver até quando a farra durará e quando o arquivo digital imperará!

Sem contar que os especiais estão muito caros...

E falando francamente: quem está comprando E lendo tudo? Nem há tempo hábil, acho...

Última edição por Filipe Fauntleroy em Ter 15 Maio 2012, 15:36, editado 1 vez(es)
Filipe Fauntleroy
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por T_thiago em Ter 15 Maio 2012, 15:35

Filipe Fauntleroy escreveu:E falando francamente: quem está comprando E lendo tudo? Nem há tempo hábil, acho...

Não consigo ler BIG e almanaques estou meses atrasados (parei quando saiu o almanaque dos super herois 2 e desde então não li mais nenhum).

as mensais estou em dia, tirando essa porcaria de mês onde meu pacote ainda não veio.

e essencial estou no volume 6 Smile

mas é verdade, sai mais do que dou conta... ou sai muito, mas POUCO do que eu REALMENTE gostaria de ler.

Por isso estou cogitando parar de comprar Disney e só pegar quando me interessar... vamos ver... até o final da minha assinatura devo continuar pegando tudo... então a Abril ainda tem 6 meses pra me convencer a continuar comprando...
T_thiago
Admin

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Ter 15 Maio 2012, 15:38

Dei uma editada depois que você escreveu, Thiago. Veja se perdeu algo que queria comentar.

As mensais também leio rápido. Acho que é das únicas que "dá dó" deixar acumular... rs

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por T_thiago em Ter 15 Maio 2012, 15:39

Lembrando que eu faço parte da primeira geração de assinantes... peguei assim que a Abril disponibilizou em nov/2010.

Ou seja, acredito que tenha uma leva de assinantes que deve estar chegando ao fim em 2012...será que o percentual de renovação serão alto? A assinatura atualmente não anda satisfazendo todo mundo (pacotes incompletos e atrasos rotineiros)
T_thiago
Admin

Mensagem por DiegoZ em Ter 15 Maio 2012, 16:13

Eu compro tudo que sai, seja de republicações ou inéditas, sei lá, gosto de olhar e ver minha coleção completa (de 2 anos pra cá), e tambem não ligo muito de ter histórias repetidas, mas que eu queria uma revista só de inéditas isso eu queria com certeza! QUanto ao dinheiro nao coloco as revistas no meu orçamento, isso é por fora, então nem faz tanto estrago no bolso!
DiegoZ

Ver perfil do usuário

Mensagem por tourinho538 em Ter 15 Maio 2012, 17:37

Eu gasto TODA a minha mesada nas revistas e geralmente falta.
tourinho538

Ver perfil do usuário

Mensagem por DiegoZ em Ter 15 Maio 2012, 17:40

Arranja um trampo ai tourinho, é a única maneira de não faltar grana hehe
DiegoZ

Ver perfil do usuário

Mensagem por andreyl. em Ter 15 Maio 2012, 19:10

tourinho538 escreveu:Eu gasto TODA a minha mesada nas revistas e geralmente falta.

Eu nem mesada tenho, mas sempre compro tudo.

É o seguinte: em junho faço 7 anos que coleciono (aee vai ter bolo) e devo continuar assim pra sempre.

Tenho poucas repetidas, mas compro mesmo tendo a maioria.

Material inédito é obrigação da editora e quero que saia, CLARO.

Mas a setorização é o problema de muitos.
andreyl.

Ver perfil do usuário http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Mensagem por tourinho538 em Ter 15 Maio 2012, 20:29

O bom é que consigo comprar tudo com o dinheiro de aniversário,natal e etc.
tourinho538

Ver perfil do usuário

Mensagem por sergiokid em Qua 16 Maio 2012, 08:25

Poxa, tu ganha 1.000 pau de presente de aniversário e natal... tá bem tourinho, rsrsrs
sergiokid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Denis em Qua 16 Maio 2012, 08:27

Eu discordo: Quanto mais melhor.

Opção é bom, e se alguém faz questão de comprar tudo, que compre.

Ninguém perde com isso.

Eu não tenho dinheiro para tudo, mas compro tudo que posso, isso é ótimo.

Quanto a linha, que se não tire nada, apenas acrescente o que falta, a saber, mais inéditas.
Denis

Ver perfil do usuário

Mensagem por T_thiago em Qua 16 Maio 2012, 08:33

Denis escreveu:Eu discordo: Quanto mais melhor.

Opção é bom, e se alguém faz questão de comprar tudo, que compre.

eu também acho que quanto mais melhor, mas pra mim a linha disney não tem foco... tirando as mensais, as republicações lançadas em massa são tudo a mesma coisa... não tem uma discrepancia, uma linha para trabalhar melhor com elas.
T_thiago
Admin

Mensagem por tourinho538 em Qua 16 Maio 2012, 15:06

sergiokid escreveu:Poxa, tu ganha 1.000 pau de presente de aniversário e natal... tá bem tourinho, rsrsrs

olhe,da mina avó ganho 200 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Dos meus pais ganho 100 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Com isso tudo já tenho 600 e ainda tenho uma mesada de 40 reais que deve dar 480 reais.Somando tudo ganho 1080 reais por ano.
tourinho538

Ver perfil do usuário

Mensagem por malucodisney em Qua 16 Maio 2012, 15:26

tourinho538 escreveu:
sergiokid escreveu:Poxa, tu ganha 1.000 pau de presente de aniversário e natal... tá bem tourinho, rsrsrs

olhe,da mina avó ganho 200 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Dos meus pais ganho 100 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Com isso tudo já tenho 600 e ainda tenho uma mesada de 40 reais que deve dar 480 reais.Somando tudo ganho 1080 reais por ano.

Mais um pouquinho e você já tem que declarar imposto de renda! hahahaha
malucodisney

Ver perfil do usuário

Mensagem por andreyl. em Qua 16 Maio 2012, 18:28

tourinho538 escreveu:olhe,da mina avó ganho 200 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Dos meus pais ganho 100 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Com isso tudo já tenho 600 e ainda tenho uma mesada de 40 reais que deve dar 480 reais.Somando tudo ganho 1080 reais por ano.

Daqui a pouco compra o Elevador Lacerda.
andreyl.

Mensagem por tourinho538 em Qui 17 Maio 2012, 18:02

andreyl. escreveu:
tourinho538 escreveu:olhe,da mina avó ganho 200 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Dos meus pais ganho 100 de aniversário,100 de natal e 50 de dia das crianças.Com isso tudo já tenho 600 e ainda tenho uma mesada de 40 reais que deve dar 480 reais.Somando tudo ganho 1080 reais por ano.

Daqui a pouco compra o Elevador Lacerda.

Daqui a pouco compro a Abril!!!rsrsrs,mas e vc Andrey,sei que vc compra tudo da Disney e aí fica meio apertado ou fica sobrando dinheiro ?
tourinho538

Ver perfil do usuário

Mensagem por andreyl. em Qui 17 Maio 2012, 18:45

Não fico apertado não. Aqui em casa tem banheiro (piada sem graça, né?). Eu compro tudo mesmo de Disney (menos Pixar, Tinker Bell e Princesas) e sempre sobra. Meu pai cuida do dinheiro das minhas revistas pra mim, mesmo eu não tendo mesada nem cadeirada (outra piada sem graça). O reajuste não vai me matar não, mas eu queria mesmo é mais páginas.

PS.: Se comprar a Abril me contrate como ajudante do Maffia, hein parceria?
andreyl.

Mensagem por d4N13L em Ter 05 Jun 2012, 07:57

Eu gostaria de adquirir tudo, pois pra mim TUDO é inédito (tenho menos de 50 revistas e comecei a 1 mês).
Se existisse uma assinatura completa, quanto seria, por 1 ano, adquirir TUDO (mensais, especiais, férias, BIG, Jumbo, Mega, Almanaques, Extras e etc)?

d4N13L

Ver perfil do usuário

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Ter 05 Jun 2012, 10:16

Difícil saber, já que os especiais variam de preço e frequência.

Acredito que seria uns 700 reais, já com desconto.

Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: