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Uma coisa que não discutimos muito: preço das histórias...

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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:05

Nas últimas semanas a gente discutiu muitos pontos em torno da linha Disney no Brasil. Exceço de republicações, falta de material inédito, desconforto com revistinhas fininhas com apenas 2HQs, setorização etc.

Essa semana está chegando nas bancas Mega Disney, com suas monstruosas 800 páginas e 44 HQs para leitura. BIG é uma das mais populares revistas da linha atualmente (ao menos é o que dizem por aí, já que não temos dados). BIG sempre vem aproximadamente com 20 histórias (mais ou menos).

Uma coisa que não temos informação ou que dificilmente vemos a Abril comentando é sobre o custo das histórias adquiridas. Uma HQ da Dinamarca é mais barata do que uma Italiana? Uma HQ produzida há 5 anos atrás é mais barata do que uma produzida essa ano? Uma HQ de 10 páginas custa mais do que uma de 20? Uma HQ de roteiristas/desenhistas do segundo escalão é mais barato do que de roteiristas/desenhistas de primeira linha?

A gente conversa sempre sobre revistas de inéditas, que as mensais não dão conta, mas me pergunto como funciona os custos de compra de HQs. Por que, por exemplo, a Abril compra mais HQs da Dinamarca com o estilo Italiano do que HQs genuinas da Itália? Uma Pato Donald com 4 HQs Dinamarquesas custaria mais do que com 2 HQs (uma Dinamarquesa e Uma Italiana)?

A gente discute que é impossível ter uma publicação nos moldes de Disney BIG somente com HQs inéditas devido ao custo de uma revista assim, e se for pensar realmente deve ser complicado adquirir 20 HQs inéditas pra uma publicação desse porte, mas será que é isso mesmo?

Pensando no modelo adotado no estrangeiro, há muitas revistas grossas que não possuem tudo isso de HQs. Quando se pensa em revista com grande quantidade de páginas inéditas por lá, eu vejo que muitas editoras apostam em material italiana, assim as edições fecham com uma menor numero de HQs do que duas dezenas.

Tem uma revista que saiu na Itália, com 244 páginas que ao todo tem 8 HQs apenas (http://coa.inducks.org/issue.php?c=it/PD+++53). Será que o custo de uma revista com essa quantidade seria tão alto que faria custar tanto mais do que uma BIG nossa?

Claro que ainda que traga menos HQs em termos numericos, ainda tem custos com traduções, as vezes precisa recolorir digitalmente e tal, mas não é melhor trabalhar com uma quantidade menor de HQs nessa caso? Que ocupem mais páginas?

Eu realmente gostaria de entender melhor isso, pena que os dados são sigilosos, mas essa coisa de custo de HQs explicaria muito porque lá no começo de 2000 quando as revistas passaram a ter 36 paginas e custar 1 real, a seleção de HQs era tão ruim... provavelmente pagavasse as HQs mais baratas que eram oferecidas pelas editoras lá fora.


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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 08:24

Não acho que tenhamos a mínima noção do assunto, a ponto de podermos discutir. Qualquer coisa que falarmos é só especulação e chutômetro. Abstenho-me, assim, de comentar, embora o assunto seja interessante.

Só uma coisinha sobre o texto Thiago, acho que SEMPRE que se compra uma HQ é necessário recolorir digitalmente.
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:31

sergiokid escreveu:Só uma coisinha sobre o texto Thiago, acho que SEMPRE que se compra uma HQ é necessário recolorir digitalmente.

Porque será que se faz necessário isso, não?

Entendo que em algumas é preciso mexer, como alterar nomes de fachadas de lojas, o titulo delas, até mesmo o símbolo da Caixa Forte muda dependendo do país, mas é um custo besta, poderia se passar aos estúdios as HQs digitalmente coloridas... alias num mundo moderno, até mesmo os arquivos imagino que devem ser já digitais, então dependendo do tipo, é fácil passar já com opção de com cores e sem cores...

Até porque se vc for comparar os trabalhos recentes ao menos Brasil/Itália na qual tive acesso, não se faz alterações nas cores. Não da forma como se fazia há 10 anos atrás. É tudo bem fiel.

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Será que todos os estúdios colorem novamente a HQ? Eu acho que não... o que mudam são as onomatopéias
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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 08:33

Eu acho que sim Thiago. Mas só saberemos se alguém que recebe as HQs, do estúdio ou abril, se pronunciar um dia.
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Mensagem por Denis Qua 16 maio 2012, 08:34

É, não dá para saber mesmo.

Difícil discutir assim no escuro.

Só se der para fazer uma consulta nas editoras estrangeiras.
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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 08:35

Kd o rogelho pra mandar e-mail pra egmont, disney itália e outras, rsrs
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:37

sergiokid escreveu:Eu acho que sim Thiago. Mas só saberemos se alguém que recebe as HQs, do estúdio ou abril, se pronunciar um dia.

é algo que seria interessante se perguntar em uma entrevista, tipo aquelas que o Maffia participa da AllTv todo ano... se as HQs de países diferentes custam diferentes e porque recolorir novamente.

Mas eu acho que ao menos as novas feitas hoje em dia, não se recolorem não. Basta pegar o trabalho do Mottura... as cores e a forma do colorido é algo dele, não faz sentido mandar para os estudios ao longo do mundo sem cores e pedir para eles recriarem o trabalho do Mottura.

O que deve acontecer são com HQs mais antigas, com cores chapadas ou arquivo digital danificado. Como a restauração que fazemos com nossas HQs do passado. Acho que as novas HQs do arquivo digital estrangeiro devem vir prontas, com as cores certas...
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:37

Denis escreveu:Só se der para fazer uma consulta nas editoras estrangeiras.

o Sergio que é bom pra isso... tu não consegue sergio, descobrir um site ou algo que nos dê alguma diga sobre o preço das historias?
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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 08:41

T_thiago escreveu:
Denis escreveu:Só se der para fazer uma consulta nas editoras estrangeiras.

o Sergio que é bom pra isso... tu não consegue sergio, descobrir um site ou algo que nos dê alguma diga sobre o preço das historias?

Acho difícil ter algo assim. Lembro que consegui os dados de vendas e tiragens da topolino, na internet, os dados do IVC das revistas Disney e algumas coisinhas mais, mas algo assim acredito que não tenha não, só com a parte comercial das editoras mesmo... mas enfim, farei uma pesquisazinha no google.
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:43

mesmo que não dê para discutir com muita certeza, ainda há algumas lógica usando o chutômetro ou algumas indagações que são interessantes de pensar.

Por exemplo, a saga do Donald Duplo ano passado rendeu duas edições especiais por aqui ano passado. Uma HQ de 120 páginas (http://coa.inducks.org/story.php?c=I+TL+2797-1P) que se alastra por duas edições não ajuda a baixar o custo das revistas?

isso explicaria porque custaram menos do que por exemplo, o especial de Futebol que está saindo esse mês.

Uma HQ inédita de 100 páginas num encadernado sai mais barato do que 3 HQs de 30 páginas?

São coisas interessantes que seria legal se descobrissemos seus custos Razz (as vezes postando aqui vem alguem que saiba e revela algo, não custa sonhar)

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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 08:44

Tem coisas que não são feitas para os leitores descobrirem, só especularem, rsrsrs.
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:46

Eu, por exemplo, suspeito que o material italiano seja muito mais caro do que o dinamarques. Isso explicaria porque a Abril não aposta tanto assim nesse material. Não é apenas uma questão de espaço nas revistas, mas de custo.

Isso explica também porque na Europa o formato italiano sai preferencialmente em encadernados e espelhados. Deve se comprar um lote (10 a 12 HQs) pra se encadernar e lançar tudo junto. Sairia mais em conta do que pegar 20 a 30 HQs curtas como nossas BIG e Jumbo precisariam caso trabalhassem com inéditas.

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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 08:48

Ah você já usaram o Disney Digi Comics?... lá as histórias podem custar entre 0,99 a 2,99 dólares... em geral é material italiano.

Não acho que dê para colocar como parametro... mas vale a curiosidade.
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Mensagem por Denis Qua 16 maio 2012, 09:00

É só na especulação mesmo.

Sendo assim, faz sentido o que você diz, Thiago.

Para mim, parece particularmente curioso saber se artista mais famoso vale mais. (parece provável)

É interessante pensar no sistema Disney, que o Don Rosa tanto reclama.

Até onde a Disney mete o bedelho e onde é autonomia das editoras, por exemplo, a Dinamarca que pode vender histórias que nem foram publicadas (aquela do Rota).
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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 09:03

Eu acho que deveriamos perguntar pro don rosa. Ele é revoltado, vai que conta tudo né, hehehe. Kd Matheus!!!
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Mensagem por Filipe Fauntleroy Qua 16 maio 2012, 13:58

Não acho que tenhamos a mínima noção do assunto, a ponto de podermos discutir. Qualquer coisa que falarmos é só especulação e chutômetro. Abstenho-me, assim, de comentar, embora o assunto seja interessante. [2]

A meu ver, o Maffia NUNCA responderia uma pergunta dessas. Esse é um assunto ESTRITAMENTE contratual das editoras...

Mas eu pessoalmente acho que as histórias italianas são bem mais caras que as dinamarquesas.

Sobre colorização, não faço ideia também, de como ela funciona, quando é preciso etc. Vale consultar o Fernando Ventura, que (re)colore muita coisa da Disney.
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 14:01

Filipe Fauntleroy escreveu:Sobre colorização, não faço ideia também, de como ela funciona, quando é preciso etc. Vale consultar o Fernando Ventura, que (re)colore muita coisa da Disney.

Eu já vi o Fernando comentando sobre recolorir HQs do Canini, material nosso. Mas nunca vi ele comentando sobre material italiano ou dinamarques recente.
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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 14:01

Sobre custo, eu ACHO que DEPENDE. Acho que cada caso é um caso, acho que preços para as histórias separadas diferem de preços pros "kits" estilo CLD e Essencial. Enfim, é assunto que acho que n temos a mínima noção de saber, nunca.
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 14:05

Usando um outro mercado, vcs conhecem o serviço chamado Netflix?

Na Netflix, que são filmes e series por streaming, o catálogo é fechado por pacotes. A Netflix pode negociar ter um blockbuster, mas os responsáveis pelos direito do filme só cedem se ela levar um pacotão com outros filmes B junto. Vc compra algo bom, mas leva 2 mais ou menos.

Não duvido que com Disney seja assim tambem (mas deve ter a opção de compras mais individuais).

Vc compra um pacote de HQs e vai usando conforme vai podendo. isso explicaria porque temos muitas dessas hqs dinamarquesas sem sal, tapando buraco nas revistas. Ou isso ou porque essas devem custar muito mais barato do que as bam bam bans.
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Mensagem por sergiokid Qua 16 maio 2012, 14:23

Confirmei uma informação aqui com alguém que sabe, e me permitiu tirar a dúvida. Eu estava errado, as HQs são enviadas, sim, coloridas, e não preto e branco.
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Mensagem por T_thiago Qua 16 maio 2012, 14:26

sergiokid escreveu:Confirmei uma informação aqui com alguém que sabe, e me permitiu tirar a dúvida. Eu estava errado, as HQs são enviadas, sim, coloridas, e não preto e branco.

o que confirma a minha lógica sobre as HQs do Mottura Smile


Não fazia sentido mesmo isso de HQs terem que ser recoloridas em todos os países. Seria um custo inútil, encarecendo o produto. Por isso hoje boa parte das HQs que saem em todos os cantos são sempre com os tom das cores parecidos.
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