Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

+7
Rg_Killua
sergiokid
Artemi
Denis
andreyl.
Filipe Fauntleroy
T_thiago
11 participantes

Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por T_thiago Sex 06 Abr 2012, 10:06

Opa, bora fazer um recap de como saiu A História de Patópolis aqui no Brasil, aproveitando que isso aqui chega nas bancas no fim de abril:

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 HistoriaDePatopolis+copy


Primeiro quanto a capa acima. Não, ela não é uma capa especial, preparada para a ocasião da republicação de 30 anos de História de Patópolis. Na verdade ela é uma capa de uma Disney Especial, que já foi até mesmo reutilizada no Brasil:

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_de_0089a História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_der_0092a

Eu realmente não entendo muito as decisões da Editora Abril. Essa capa nem é lá tão chamativa a ponto de se destacar das demais revistas Disney nas bancas. Não sei porque ela foi escolhida, ou até mesmo porque não fizeram um novíssima capa. Ora, a revista ia sair em fevereiro, enrolaram até o final de abril, vai me dizer que 3 meses de atraso, mais os meses em que ela já estava sendo preparada, HQs sendo restauradas, não dava tempo para fazer uma nova capa? WTF?

Melhor então seria ter resgatado a bela capa de Tio Patinhas Especial:

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_tpe_0004a_001

Poderia resgatar a fotografia central dessa capa, faze-la em cores (na original ela é meio chapada). Ficaria muito mais bonito e chamativo em relação as demais revistas em bancas.

Bem além disso, vamos dar uma olhada nas capas originais desses materiais:

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_mk_0359a História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_tp_0207a História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_mk_0360a História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_ad_0136a
História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_mk_0361a

Alias, esse especial, se tiver um material de reintrodução e contextualização (como o Planeta Gibi insinuou que teria), acho que no meio desse material deveria colocar numa galeria com tais capas, mesmo que pequenininhas.

---

Agora quanto as HQs, como todos devem saber, originalmente essa série tinha 5 capítulos. Mas quando ela saiu em Tio Patinhas Especial, foram criados dois capítulos extras, alterando a cronologia e totalizando 7 histórias. São Elas:

* Patópolis Na Idade Da Pedra (10 págs)
* Embarcando Numa Galera Furada (6 págs)
* Pena Rubra, O Viking (20 págs)
* A Invasão Dos Piratas (18 págs)
* Correio A Cavalo (15 págs)
* O Século Das Luzes (20 págs)
* O Poderoso Metralhão (18 págs)

http://coa.inducks.org/issue.php?c=br/TPE++++4#d

Total da saga: 107 páginas.

O novo especial terá 164 páginas segundo o Planeta Gibi, o que me faz questionar o que teremos de extras na edição. O Planeta Gibi também já cantou que teriamos mais (argh) republicações de Carl Barks na edição. Inflar o ego dos leitores barkaniamos e fazerem comprar a edição. pura tática. Entretanto vou achar uma tremenda gafe se na edição não incluirem duas HQs nacionais:

As Aventuras De Pena Rubra

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_pn_0030b_001

Título: As Aventuras De Pena Rubra
Herói(s): Pena Rubra
Páginas: 12
Aparições: Patinhaf (US's viking ancestor), Pena Rubra
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Irineu Soares Rodrigues
Data da primeira publicação: October 19, 1983

Como podem ver essa história, apesar de não ser relacionado com a saga principal, utiliza-se dos ancetrais criados em A História de Patópolis. Ela teve até mesmo capa:

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_pn_0030a_001

E Nunca foi Republicada!


Nesse mesmo sentido temos outra HQ:

Nos Tempos Do Avião A Lenha

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Br_pd_1646c_001

Título: Nos Tempos Do Avião A Lenha
Herói(s): Prof. Ludovico
Páginas: 8
Tipo: 4 tiras por página
Aparições: Frederico Von Pato, Prof. Pardalto, Huguinho Zezinho e Luisinho, Prof. Ludovico
Roteiro: Ivan Saidenberg
Desenho: Irineu Soares Rodrigues
Data da primeira publicação: May 20, 1983

Mais dois ancestrais originais da saga que ganharam uma outra HQ.

Também nunca Republicada!


Pra mim, estas duas HQs podem não serem épicas ou fenomenais como Carl Barks, mas seria o melhor material extra que esse novo encadernado poderia trazer. Não estou certo se há outras HQs com os ancestrais criados em A História de Patópolis, o Inducks nem sempre é preciso, mas pelo menos esses dois materais estão lá.

Obs: Não criei esse tópico para discutir sobre o selo "Walt Disney Apresenta", mas para relembrar como A História de Patópolis saiu no Brasil e como a Abril irá tratar esse novo material por aqui.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sex 06 Abr 2012, 10:18

Se as histórias do Barks forem curtas, essas "extras" brasileiras podem muito bem ter entrado no cardápio. Mas duvido.

De qualquer modo, pode ser uma edição bacana, e acho justo republicarem toda a saga numa edição especial própria. Vamos ver agora como ficará a edição...
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por T_thiago Sex 06 Abr 2012, 10:39

alias uma curiosidade pessoal, vi alguns haters no PG alegando que eu estava sendo xarope por lá porque eu já teria A História em Patópolis na coleção e por isso não queria que ninguém mais tivesse.

É aquela velha história, todo leitor que não tem algo, acha que só porque o outro reclamou, ele deve ter. (tem quem diga isso pra justificar a ideia de que Barks tem que sair a toda hora em toda revista)

Na verdade eu não tenhoa A História de Patópolis. Vou comprar e adorar incluir essa série na minha coleção. É verdade também que não morro de amores pela produção nacional e que nem estou tão curioso assim para ver essa série, mas eu não tenho ela na coleção não.

Não tiro as razões de republicarem, mas como eu, o sergio e outros já disseram, é uma saga que teria espaço sossegado para sair em outras revistas de linha das republicações, sem roubar o espaço pra um especial, que poderia tranquilamente trazer material inédito que as nossas revistas de inédita não comportam.

Sou a favor de Hist.Patópolis, sou a favor de republica-la, eu jamais li e vou adorar ter na coleção, mas sei lá... pra mim ela não tem esse "cunho" de algo especial...

apenas isso.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sex 06 Abr 2012, 10:54

Na verdade, Thiago, o Sergio disse que no caso dessa saga, ela poderia bem sair em um especial isolado, ao que eu me lembro. E eu concordo. Você sabe que estou com você contra as republicações tendenciosas e oportunistas, mas não vejo nada de mal (pelo contrário) em se publicar uma saga nacional completa em uma revista.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por andreyl. Sex 06 Abr 2012, 11:10

Essa segunda HQ do Pena Rubra eu já li. É boa e merece sair. Se o Maffia teve cabeça ela vai sair.
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Denis Sex 06 Abr 2012, 13:00

Tomara que saiam essas histórias.

Tenho essa Tio Patinhas Especial #4 com a saga completa, e não pretendo comprar.

Mas dependendo...
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Artemi Sex 06 Abr 2012, 13:41

Eu tenho essa saga na edicao Italiana. Mas e bom ve-la republicada.
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por sergiokid Sex 06 Abr 2012, 15:59

Filipe Fauntleroy escreveu:Na verdade, Thiago, o Sergio disse que no caso dessa saga, ela poderia bem sair em um especial isolado, ao que eu me lembro. E eu concordo. Você sabe que estou com você contra as republicações tendenciosas e oportunistas, mas não vejo nada de mal (pelo contrário) em se publicar uma saga nacional completa em uma revista.

É mesmo, o que eu disse foi isso, rsrsrs. A patada e sir lock q acho nada a ver ter um especial exclusivo pra eles nesse selo ai de WDA, pois n publicaria cronologicamente nem nada.

Ah, um outro pt. Agora sim, como n eh mais uma coleção com séries fechadas e abertas, já fica mais aceitável republicarem algumas hqs da patada e de sir lock, como outros especiais q aconteceram (escoteiros, murry, superpato, etc)
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por andreyl. Sex 06 Abr 2012, 18:11

Um minuto de silêncio para uma ideia: poderia sair um especial com HQs do Darkwing Duck.
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Rg_Killua Sex 06 Abr 2012, 21:56

Até hoje li apenas uma HQ desse personagem, na Big. Achei chatinho o estilo dele, mas como vocês falam bastante gostaria de arriscar outras.

Rg_Killua

Mensagens : 153
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Denis Sex 06 Abr 2012, 22:15

Também não sou fã do Darwing Duck.

Li duas ou três HQ`s dele e não gostei de nenhuma e também nunca assisti o desenho...
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por nidlow_forytre Sáb 07 Abr 2012, 08:46

Perceberam que a nova capa é igual a antiga,o povinho sm criatividade
nidlow_forytre
nidlow_forytre

Mensagens : 120
Data de inscrição : 13/01/2012
Localização : Serra Talhada,PE

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Leo Radd Sáb 07 Abr 2012, 11:15

Smile essa é COFRE certo!!!

e acho q a Abril fez bem em publicar separada... pois é um material q rende um bom especial!!!

tipo... ficaria meio "apagada" num BIG ou JUMBO.... podendo atrair + leitores num especial!!!

achei a capa fraquinha tbm.... mas pelo conteúdo, será devidamente COFRADA!!!

PS: tbm achei exageradas algumas postagens no PG.... o debate tava indo bem e num ótimo nível (com opiniões sendo respeitadas e sem ofensas pessoais). Foi descambar justo na reta final...
Leo Radd
Leo Radd

Mensagens : 89
Data de inscrição : 31/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por andreyl. Dom 08 Abr 2012, 15:50

História de Patópolis vai ter entrevista com os autores?
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por nidlow_forytre Dom 08 Abr 2012, 17:55

DUVIDO-a abril nunca gastaria mais dinheiro com algo que não atrairia mais leitores,pena que é setorizado
nidlow_forytre
nidlow_forytre

Mensagens : 120
Data de inscrição : 13/01/2012
Localização : Serra Talhada,PE

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por andreyl. Dom 08 Abr 2012, 18:29

nidlow_forytre escreveu:DUVIDO-a abril nunca gastaria mais dinheiro com algo que não atrairia mais leitores,pena que é setorizado

Vai ter sim, nidlow. O PG já divulgou isso:

Planeta Gibi escreveu:WALT DISNEY APRESENTA estreia no final de abril com a esperada A História de Patópolis, saga brasileira que sairá na íntegra, incluindo seus capítulos extras. O título terá quantidade de páginas variável. Num total de 164 páginas, o #1 trará, além de uma contextualização da HQ, entrevistas com seus artistas, depoimentos sobre o roteirista Ivan Saidenberg (1940-2009) e ligações com a obra de Carl Barks — incluindo a publicação de algumas histórias do mestre, referenciadas na saga.

Veja aqui: http://www.planetagibi.net/2012/03/historia-de-patopolis-vem-no-fim-de.html
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Leo Radd Ter 10 Abr 2012, 11:35

Smile matéria completa sobre "A História de Patópolis":

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Pat%C3%B3polis

com as capas originais em ótima qualidade e maiores detalhes sobre as histórias: http://submundo-hq.blogspot.com.br/2012/04/lancamento-disney-historia-de-patopolis.html

Até+

Leo Radd
Leo Radd

Mensagens : 89
Data de inscrição : 31/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por DiegoZ Sex 20 Abr 2012, 16:17

DiegoZ
DiegoZ

Mensagens : 186
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 36
Localização : São Mateus-ES

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por XANDROHQ Sáb 21 Abr 2012, 01:12

Adoro essas chamadas dos gibis!!!Very Happy Cada personagem devia ter o seu...como antigamente!Wink
XANDROHQ
XANDROHQ

Mensagens : 271
Data de inscrição : 13/01/2012
Localização : Riachão do Jacuipe - Ba

http://blogdoxandro.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982 Empty Re: História de Patópolis (HQs e Capas) - 1982

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos