Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Sex 09 Mar 2012, 12:16

Hoje de manhã abri um tópico sobre Parque Temático da Disney no Brasil e acabei citando uma área temática para o Zé Carioca, personagem brasileiro que representa nossa país dentro da Disney. Desse pequeno comentário acabou me fazendo refletir em outra coisa em torno do personagem.

O Zé Carioca é bem aceito entre o público infantil? Pergunto isso por causa da personalidade do personagem. Tipo é fácil enteder porque as crianças gostam do Pato Donald (ele é azarado, explosivo, atrapalhado), Mickey (herói, aquele que derrota os bandidos, o espertinho da turma) e o Pateta (abobalhado e atrabalhado). São personagem que ainda que adultos, possuem caracteristicas dentro da sua personalidade que atraem as crianças. O visual é outra coisa que caem bem nestes personagens. Pateta usa roupas largonas, Mickey com aquele shortinho clássico e o Donald com sua roupa de marinheiro. E o Zé Carioca?

O Zé é um personagem que nós, brasileiros moldamos, mas como sabem, a produção nacional nem sempre consegue criar coisas que agradem a ambos públicos, adulto e infantil. Eu vejo o Zé Carioca como um personagem que tem cara de público adulto, que é muito maduro as vezes para que as crianças (e estas eu falo daquelas entre 9 a 10 anos pra baixo). O Zé é malandro e pobre. Suas histórias envolvem golpes nos amigos e desconhecidos para levantar dinheiro, ele está sempre fugindo de caloteiros, é mulherengo (o zé mais clássico principalmente), muitas de suas histórias situassem sobre arrumar grana para comer ou alguma outra coisa. Me pergunto o quanto as crianças conseguem se identificar com esse Zé Carioca.

O visual do Zé é outra questão que me faz pensar porque a Abril adotou nos anos 90 o visual do Sergio Malandro. Ao contrários do Mickey, Donald e Pateta o visual original do Zé não tem qualquer apelo infantil. Casaco, guarda-chuva e até mesmo o charuto (abolido nos quadrinhos). Nenhum criança se identifica com um personagem assim. Nos anos 90 deram o visual sergio mallandro, que foi icone da criançadas na virada da década de 90 (assim como Xuxa ou Mara Maravilha), deixando o personagem um pouco mais jovem (assim como suas HQs). O objetivo disso afinal não era tornar ele mais acessivel para a galerinha mais nova? Não sei se a Abril já explicou porque fez o que fez nos anos 90, mas é de se pensar e até entendo.

Muito se fala no retorno da produção do Zé Carioca este ano. Mas será que se isso acontecer, o Zé conseguiria chamar a atenção das crianças? Será que o personagem é realmente um personagem que dá certo com o público infantil? O que vocês acham? Eu admito que quando era mais novo, mas já adolescente, quando comecei a ler Disney, o Zé era o personagem que menos me agradava.

-------------------------------

E se...?

Levando em conta a reflexão acima fiquei pensando que se isso realmente estiver certo o que poderia ser feito para mostrar o Zé Carioca as crianças e elas se interessarem por ele? Com certeza vou trazer muita contradizão entre alguns membros do forum mas o melhor que pude pensar e que parece ser o ideal seria fazer o que a Itália fez com a série Donald Menino:

http://coa.inducks.org/character.php?c=YDD&view=4&c1=date

Como vocês sabem na Itália existe essa série de HQs chamada "Donald Menino" que mostra a infância do Donald vivendo no sítio da Vovó Donalda. Essa série existe desde 1998 e até hoje continua saindo novas histórias por lá. Por grandes artistas da casa, com séries, arcos e eventos especiais de tempos em tempos. Foi capa da Topolino inúmeras vezes.

Acho que a grande sacada de Donald Menino é que não trata-se apenas de um Disney Babies ou Disney Kids. Não é uma versão das HQs do Donald em formato criança, mas uma universo totalmente elaborado e distinto do universo do Donald adulto. O cenário é outro (o sítio, interior de Patópolis), o Donald não interessa apenas com as versões infantis dos personagens adultos, mas tem todo um elenco novo, criado especialmente para a série, ainda que Gastão, Peninha e outros personagens apareçam de vez em quando para dar coesão ao universo da série. É acho criado com sólidas raízes e que mostra realmente um Donald criança, totalmente diferente da versão adulta. Não são apenas HQs do Donald clássico disfarçado de criança. Até mesmo a personalidade do Donald menino as vezes é diferente dele grande (afinal crianças também passam por fases, também são mais bobas, mais flexiveis, mais ingênuas).

O que isso tem a ver com o Zé Carioca? Estava pensando como seria se a Editora Abril nesse suposto retorno das HQs do personagem, investisse em algo nos moldes do Donald Menino, justamente para rivalizar o Zé com um público mais infantil, que curte Turma da Mônica. Fico pensando na infância do personagem. Antes dele se preocupar em se tornar o que é. Sem cobradores, sem tantos golpes por dinheiro, sem tanto drama quanto a sua pobreza. Histórias mais lights, mostrando sua infância. Será que o Zé teve uma infância difícil?

Eu até tenho uma HQ dos anos 80 com ele criança, mas sinceramente há muito tempo que li ela. Não lembro de nada da história:



http://coa.inducks.org/story.php?c=B+810160

Mas é algo que é de se pensar. Se você participasse desse brainstorm com a Abril, discutindo como seria o Zé Menino... o que faria? Eu particulamente pensei algumas coisas. Primeiro seria um elenco novo. Nada dos mesmos personagens da versão adulta em formato Kids, eles poderiam participar ocasionalemnte, mas ficaria tentado a criar um elenco totalmente novo para o Zé. Também não sei se faria as histórias se passarem na Vila Xurupila, talvez um cenário novo fizesse bem ao clima das histórias, só não sei se colocaria o Zé no campo (igual Donald Menino), pois seria muito clichê e muito Chico Bento. Talvez criasse uma nova cidade, com um pouco datada no passado, menos moderna, porém com mais vivacidade do que a pobre vila xurupila. Não faria o Zé rico, mas não faria sua versão infantil se preocupar tanto assim com dinheiro e estas coisas de adulto. Colocaria o Nestor como seu melhor amigo, dentro da química Cebolinha e Cascão, mas não traria o Pedrão e muito menos o Afonsinho para o elenco da série. Poderia fazer algo com eles depois, em carater especial. Também não colocaria a Rosinha nas HQs, criaria uma outra garotinha para interagir com o Zé.

Fico na dúvida em quem colocar para viver com o Zé, tipo o elenco adulto. Seria melhor conhecermos os pais do personagem? Ou ele viveria com um tio ou tia, elemento comum no universo disney (mas que só fazia sentido no passado)? Que tal a Vó dele, criada na Holanda? Focaria as históras no zé matando aula, vivendo aquelas aventuras dos tempos de criança (imaginativas, mas pras crianças é algo real), faria o zé gostar de pegadinhas (daí viria a malandragem quando crescesse), meio malandro mas do tipo ingenuo e infantil. Faria ele não gostar de afazeres domésticos (nenhuma criança gosta). Mas não o faria dorminhoco, apesar de um pouco preguiçoso. Dormir demais é coisa de adulto, criança não é assim.

O que vocês acham? Imagine uma revista assim, para o público infantil? Poderia até mesmo trazer HQs do Donald Menino no miolo. Seria uma revista que poderia rivalizar com Turma da Mônica. Talvez os adultos curtissem pelas referencias (pequenas, mas existentes) ao universo adulto do Zé. Ficaria a curiosidade de como o Zé saiu de onde quer que fosse e foi viver na Vila Xurupila. Como ele conheceu os amigos atuais? Como ele se tornou o que é hoje em dia.

Poderia ser interessante, não acham?

Pra terminar, uma capa do anos 90 onde ele num experimento cientifico, voltou a ser criança:



Obs: entre o layout da capa acima, com o layout da HQ do saidenberg, eu prefico a HQ... mais simples e menos esteriotipada.


avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Sex 09 Mar 2012, 12:24

Eu acho que NENHUM dos personagens Disney é bem aceito pelo público infantil, não só o ZC.

Sinceramente, as crianças de hj infelizmente estão nem aí pra Disney. Acho que só se interessariam se pasasse algo na TV.

Eu particularmente n gosto de donald menino, a princípio achei a ideia horrível, mas depois achei legal (do zé menino). Ou seja, sou volúvel, rsrs.

Porém, só gibi n daria conta, a meu ver... teria que ter outras formas de divulgação em massa, levando em conta a TV. Antes que falem que TMJ n teve isso, eu rebato dizendo que, infelizmente, TM as crianças adoram, mesmo se for com histórias só deles cagando, e Disney as crianças definitivamente n se identificam e n gostam.
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Denis em Sex 09 Mar 2012, 12:32

Hmm, é uma ideia interessante.

Levando em conta que, em minha opinião, para o retorno da produção do Zé, o universo dele teria que ser ampliado, explorar coisas novas, inéditas.

Pensando nisso, acho uma ideia muito bacana essa.

Só discordo de uma coisa, colocar ele em outra cidada, pô, ele é carioca, tem que ficar no Rio...
avatar
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Itajubá - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Sex 09 Mar 2012, 12:38

sergiokid escreveu:Eu acho que NENHUM dos personagens Disney é bem aceito pelo público infantil, não só o ZC.

Eu não acho que isso seja totalmente verdade. Mickey & Cia tem seu público infantil sim. O que acontece mesmo é que eles são mascarados por tanta outras coisas que a criança curte hoje em dia. O universo dos quadrinhos também não possuem um meio termo, as vezes as HQs são adultas demais a ponto das crianças não gostarem (e ironicamente adultos acharem "infantis demais")

Claro que desenho ajuda, o marketing do Mickey Mouse ainda existe, apesar de bem menor nessa geração mangá, videogames e afins. Epic Disney foi um sucesso com o pessoal mais novo, o que demonstra que mesmo com as indas e vindas, Disney ainda pode ser febre na garotada, só precisa do momento ideial pra isso. Turma da Monica cresceu nos últimos anos, mas não foi mérito do TM Jovem, mas dos desenhos na TV na minha opinião. O Cartoon Network divulga bastante e a Monica da TV é muito parecida com a Monica dos quadrinhos. O mesmo não ocorre com o Mickey, Donald e cia.

Em todo caso eu acho que é falta de um bom trabalho com os personagens no Brasil. Se o público é infantil, porque as revistas não possuem passatempos? Porque não temos um "almanacão de férias" (quando era criança ficava doido pelo almanacão de férias da monica, com toneladas de passatempo). Porque não apostar um pouco no Donald Menino pra experimentar público? E não adianta falar que Donald Menino já testaram por aqui... poque não é bem assim.

Donald Menino saiu escondido em muitas HQs, mesclado com o universo adulto da Disney. Eu digo porque não criar uma edição dedicada, com ele na capa, só com historias do personagem. Nos moldes da Disneylandia nos anos 80/90 (vcs se lembram dessa revista? eram HQs só com o time mais novinho da Disney, sobrinhos do donald, biquinho, tico e teco etc).

Eu acho que hoje o público infantil não aceito muito bem Disney porque não existe uma revista genuinamente voltada pensando neles. barata, com passatempos, historias mais leves e voltadas a infância mesmo, sem tentar agradar um público mais grandinho. Pensei em Pura Risada com o Mickey? Para então, porque uma revista de 8 reais não é uma revista pensando no público novinho, sem mencionar que o pura risada trouxe mais remakes de desenhos velhos do mickey, na qual é possível que as crianças nem tenham visto (ou seja, tinha aquele arzinho de "é infatil, mas os veteranos vão gostar de algumas coisinhas").

Não era genuinamento intanfil. Donald Menino é. Por isso pensei numa versão Zé Menino.

Lembra dessa revista?



http://coa.inducks.org/publication.php?c=br%2FDY&pg=img&num=1
avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Sex 09 Mar 2012, 12:39

Denis escreveu:Só discordo de uma coisa, colocar ele em outra cidada, pô, ele é carioca, tem que ficar no Rio...

Mas Rio de Janeiro (pensando no Estado) é tão grande. Ele não precisaria viver na capital do estado. Quem mora no Rio talvez saiba, mas o estado do Rio é só a cidade do Rio? não tem mais nenhum lugar bacana? Talvez pudesse ser o sonho do Zé Menino ir morar na cidade do Rio. (isso explicaria como ele foi parar na Vila Xurupila)

A mudança de ares para o Zé Menino faria o mesmo bem que fez ao Donald Menino. Tirar o clichê do ambiente em que o personagem adulto vive. Dar novas possibilidade de HQs mediante novas locações.
avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Sex 09 Mar 2012, 12:43

Lembro sim da disneylandia (e disney mix e disney jrs, voltadas +- para o mesmo público). Eu particularmente n gosto dessas revistas, embora as tenha, mas quem sabe né, o público hj n gostaria. O problema é que a criançada se liga em cada coisa nada a ver, e acha disney "infantil". Infantil são a porcarias q eles assistem.

A merda da ABRIL é que lança uma revista pro público infantil (Pura risada) com preço de adulto e qualidade adulta (formato americano). Poxa, quem pensa nisso????????

Disney channel = Nada de disney tradicional
Produções disney atuais c/ pers. tradicionais no mundo (tv) = nada
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Sex 09 Mar 2012, 12:45

O que custa à abril fazer revistas "educativas", com o Zé por exemplo ressaltando a importância das UPPs nos morros do RJ, ou falando da expectativa da turma com relação às olimpiadas. Distribui nas escolas, de graça, e em um instante o personagem atrairia mais gente.

Ah... mas "gibi disney n vende"
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Sex 09 Mar 2012, 12:47

Sim Disneylandia não daria certo hoje em dia por dezenas de motivos. Mas quando ela foi criada, a linha editorial dela fazia sentido, apenas do nome meio bizarro.

não sei se existe ainda, mas alquele almanacão da monica dos anos 90 era muito disputado nas bancas... vcs se lembram? acho que eram 300 paginas, formatão, com umas 150 só de passatempos em preto e branco... era um monstro aquilo. e relativamente barato, feito para durar um mês todo.

não posso dizer o que funciona e o que não funciona para as crianças no brasil hoje em dia porque muito pouco é testado e experimentado com esse publico, então fica difícil tentar adivinhar.

avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Sex 09 Mar 2012, 12:50

Até tem um almanacão da disney hj em dia, mas só rola personagens pixar e a divulgação é NULA.
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Sex 09 Mar 2012, 12:50

sergiokid escreveu:O que custa à abril fazer revistas "educativas", com o Zé por exemplo ressaltando a importância das UPPs nos morros do RJ, ou falando da expectativa da turma com relação às olimpiadas. Distribui nas escolas, de graça, e em um instante o personagem atrairia mais gente.

Ah... mas "gibi disney n vende"

coisas assim, né?



Concordo totalmente. Quando criança eu via muita revistinha da monica distribuda assim... falando do tratamento de esgoto, da economia de energia eletrica.... hoje em dia estas revistas são raridades alias.
avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Sex 09 Mar 2012, 13:00

Sim Thiago, isso mesmo. Poxa, esse lance das UPPs no rio é importantíssimo, e o Zé mora lá. Faz um gibi-cartilha desses ae e manda várias edições pra escolas e outros locais repletos de criança.

Sabe um dos primeiros gibis que li na vida, e adorava: o finado VARIGUINHO, que tinha nos vôos da varig. Aquilo era massa e talvez foi o que tenha me puxado pra ler gibis, princ. infantis. O SESINHO tb eu tinha uma edição ou 2 e adorava.
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Denis em Sex 09 Mar 2012, 13:08

Ah, sei lá, Thiago.

Não consigo dissociar o Zé da cidade do Rio de Janeiro.

Poderia colocar ele como uma criancinha urbana, algo carente, numa época mais simples.

Claro que nada dramático.
avatar
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Itajubá - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por andreyl. em Sex 09 Mar 2012, 16:24

A Grécia vai até lançar um especial do Donald Menino exatamente pra promover-lo lá que já saiu até em algumas capa do Miki Maouç.

avatar
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 18
Localização : Salvador/BA

Ver perfil do usuário http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Filipe Fauntleroy em Sex 09 Mar 2012, 18:34

Bem, o Zé é HOJE o personagem que menos me agrada, acho, mas ainda gosto muito dele; as razões do meu desânimo são duas: ele tem um universo mais limitado que os "maiores" personagens Disney e suas histórias estão sendo reprisadas sem critério há dez anos, então estou lendo bem pouco dele.

Mas quando eu era criança (uns 9 anos) eu curtia MUITO o Zé. Era lá por 1996, e acho a produção dessa época maravilhosa, divertidíssima e com belos desenhos. Mas eu gostava mais do Tio Patinhas, Mickey e Donald (como de resto ainda gosto mais deles).

Seria interessante fazer uma sondagem...

Com relação à ideia do Thiago, acho interessante, mas não gostei muito de se inspirar TANTO no Donald menino, perde a identidade. Por exemplo: o Donald viver no campo com a avó faz todo sentido, ele foi criado por ela e isso já foi insinuado ou dito em vários momentos de sua história; mas por que o Zé iria para outro lugar? E os tios, pais etc. que apareceriam nas histórias, sumiram totalmente da fase adulta por quê? No caso do Donald, as crianças se mudam com os pais, o contato com diretores e professores evidentemente se perde, coisas assim. Quer dizer, pra mim é isso: o Donald tem um universo amplo onde esse tipo de criação (Donald menino) tem total coerência. Acho que precisariam retrabalhar certos conceitos do Zé ADULTO para pensar numa "meninificação" dele. Mas acho muito interessante discutir, sem dúvida; e acho ótima essa sugestão de usar o Zé para campanhas educativas — Mônica é meio insossa, mas eu tenho por exemplo um gibizinho do Menino Maluquinho (distribuído gratuitamente numa Bienal do Livro) em que ele explica o funcionamento do Senado Federal! E, acreditem, ele não perde quaisquer de suas características de personagem fazendo isso, e pra mim é esse o principal ponto: não adianta apenas o Zé aparecer nas campanhas, elas são úteis mas o esforço deve ser também no sentido de apresentar o Zé e atrair leitores...

_________________
PIRLIMPSIQUICE - http://lilainjil.blogspot.com.br/
avatar
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Lucas_Vinicius em Qua 14 Mar 2012, 08:19

Bom, eu pelo menos quando era criança gostava muito do Zé (e meu irmão pequeno tb gosta). Era meu personagem favorito* e não só isso: eu me lembro muito bem que a revista dele era uma das mais vendidas quando diminuiu pra R$1 [acho q foi pq os adultos tb compravam Very Happy**], pelo menos nas bancas aki de Natal.
Enfim, acho q o Zé é um personagem com um apelo/potencial muito maior q qq outro aki no BR [mais até q Mônica], afinal ele é a cara do brasileiro e tudo mais. Enfim, eu só acho q quando voltar a produçaõ nacional, bem q a Abril podia colocar propagandas na Veja e outras revistas dela.
Quanto à idéia do "Zé menino", é boa, pode até ser q fique bem popular e ganhe uma revista [bimestral de 32p talvez Razz], mas fica pro futuro acho.

*Favorito entre aspas né? O meu conceito de favorito considera tantas coisas q a diferença de favoritismo entre personagens pra mim é sempre muito pequena. Razz
**Oq me leva a pensar, bem q a Abril podia diminuir o tamanho da revista do Zé e substituí-la na assinatura por Pateta. Enquanto q as outras sou a favor de aumentar, a do Zé tem páginas DEMAIS, tem q economizar um pouco as hqs né? [sem contar q uma revista "de linha" a um preço popular... é ou não é uma boa idéia?]
avatar
Lucas_Vinicius

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2012
Idade : 23
Localização : Natal/RN

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Qua 14 Mar 2012, 08:23

uma boa sugestão Lucas... eu também preferiria muito mais receber Pateta no pacote de assinaturas do que Zé Carioca. Alias tb acha que a mensal do ZC é uma revista deslocada das outras mesmo. Com o almanaque dele, que está muito bom, também não me importaria se sua mensal fosse pausada ou até mesmo voltasse a ter 32 páginas e ser ainda mais barata.

Com BIG e almanaques, passou a ser meio sem sentido esse outros personagens da casa saindo como republicações em ZC.
avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Lucas_Vinicius em Qua 14 Mar 2012, 08:53

Eu só acho meio difícil a Abril pausar qq revista da linha. Quer dizer, parece até q é uma questão de orgulho pra eles sei lá, afinal a revista da Mônica faz pouco tempo completou 500 edições, enquanto isso a "menor" de todas, a TP tem + de 550...
Sem contar q eu não queria isso, vai q fazem e aí acaba "pegando", tipo toda revista q não vende muito: "vamos dar uma pausa". Dá até medo pensar nisso! Shocked
avatar
Lucas_Vinicius

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/03/2012
Idade : 23
Localização : Natal/RN

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Qua 14 Mar 2012, 08:58

Lucas_Vinicius escreveu:Eu só acho meio difícil a Abril pausar qq revista da linha. Quer dizer, parece até q é uma questão de orgulho pra eles sei lá, afinal a revista da Mônica faz pouco tempo completou 500 edições, enquanto isso a "menor" de todas, a TP tem + de 550...
Sem contar q eu não queria isso, vai q fazem e aí acaba "pegando", tipo toda revista q não vende muito: "vamos dar uma pausa". Dá até medo pensar nisso! Shocked

eu já gosto da politica de "pausa" do que da politica de "não vendeu, cancela". se editoras pausassem revistas e continuassem suas publicações de forma lenta, mas bem trabalhada talvez ainda tivessemos revistas como Mestre Disney nas bancas... e talvez edições como Superpato Novas Aventuras e Mickey-X poderiam estar ainda até hoje... nem que fossem 2 ao anos... idem para Disney Gigante.

Concordo que muitas revistas precisam de periodicidade regular, mas deveria ter exceções, especiais e outros tipos diferenciados de revistas, que poderia sair apenas de tempos em tempos, quando houvesse um fôlego para elas. Melhor do que cancelar. O problema aqui do Brasil é sempre a incerteza. Quando algo atrasa demais vc não pensa que tá "pausado", vc pensa que já está cancelado.
avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Edu4rd0 em Qua 14 Mar 2012, 09:02

E o pior: quando um ideia dá certo eles querem basear tudo nisso. Foi o caso da Big/Jumbo. A Jumbo é uma revista muito sem personalidade. Por não fizeram apenas uma "Big especial" com 500 páginas, para ver se emplacava? Pra que ter duas revistas com a mesma ideia?
avatar
Edu4rd0

Mensagens : 922
Data de inscrição : 14/01/2012
Idade : 28
Localização : Gansópolis

Ver perfil do usuário http://catalisecritica.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Qua 14 Mar 2012, 09:27

Eu concordo com os 2.

Sobre o que o thiago falou, é uma boa ideia. Mestres Disney pausado e depois retomado (na própria itália aconteceu isso) e não simplesmente cancelado. A mesma coisa com disney gigante.

Sobre o que o eduardo falou, é por aí mesmo. DB e DJ tiveram a mesma proposta editorial (HQs do arquivo digital) só mudando o preço e o número de pgs. Pq n seria uma "disney big especial" mesmo? De repente seria uma por ano, substituindo uma das 6 bimestrais normal.

Afinal, saiu uma DB no mesmo mês, e ai fica pesado 30 reais em 2 revistas. Haja quadrinho pra ler tb.
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por T_thiago em Qua 14 Mar 2012, 09:30

A Panini agora parece estar mudando sua politica em relação a mangás. Ela andou comunicando oficialmente que nã vai mais cancelar nenhum de seus mangás.

Eles podem atrasar, pausar e sumirem um pouco das bancas, mas nenhum título será cancelado. E é o que vem acontecendo com o mangá Kekkaishi, que é dos mangas que menos vende no Brasil, mas a Panini disse que vai honrar o compromisso com quem comprou até agora... e vem lançando um volume a cada 3/4 meses... sendo que inicialmente ele era mensal.

Muito melhor do que cancelar. Ao menos os fãs vão pode continuar acompanhando, mesmo que lentamente. (e por sinal, Kekkaishi é ótimo, é muito sacanagem não ter vendido bem no Brasil...)
avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 32
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por sergiokid em Qua 14 Mar 2012, 09:36

Ficando 3 ou 4 meses nas bancas a probabilidade de venda é maior... não sei pq a abril insiste em por exemplo retirar disney big logo das bancas, ou disney jumbo, ou até os almanaques. Eu vejo a TM e estão sempre os 5 almanaques (saem 3 em um mês e 2 no outro). Na Disney n, num mês que saem 2, qdo poderia manter em banca os outros 4 do mês anterior, que são diferentes, eles já recolheram esses.
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por riczanin em Qua 14 Mar 2012, 10:32

realmente a molecada de hoje não gosta de disney mesmo, hoje em dia é só mangá, histórias com violencia e apelo sexual, são as que mais vendem e passam na TV, aquelas que espirram sangue na tela, o cara mata sempre, arranca cabeça, coração e tudo mais, hje histórias não tem pé e nem cabeça, acabou a criatividade a muito tempo, infelizmente os bons morreram e ninguem está ficando para substituir e fazer algo instrutivo e que preste, hoje desenho é só violencia e sangue infelizmente, coisa que no meu tempo não existia, existia sempre um ensinamento no dsenho, aonde vamos parar com essa porcaria toda que inunda as crianças de hoje, isso não sei ainda infelizmente.
avatar
riczanin

Mensagens : 144
Data de inscrição : 02/03/2012
Idade : 50
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Denis em Qua 14 Mar 2012, 16:01

Eu adorava o Zé e suas histórias quando era criança (não tão criança, diria entre meus 12 anos mais ou menos).

Achava suas histórias, da fase dos anos 90, as mais engraçadas, embora Donald sempre tenha sido meu personagem favorito.
avatar
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Itajubá - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por andreyl. em Qua 14 Mar 2012, 18:43

Eu sempre gostei.

Se bem que na primeira vez que eu comprei um ZC (2290) eu me perguntei: "Ué! Zé Carioca é da Disney?". Mas descobri que era pelo Donald está na capa mais o Panchito (que eu não conhecia e até perguntei: "Ué! Quem é esse galo?"). O nome do Don Rosa na capa: "Sensacional! História Inédita de Don Rosa!", também estranhei.
avatar
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 18
Localização : Salvador/BA

Ver perfil do usuário http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Será que o público infantil realmente gosta do Zé Carioca? (+Ideia)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum