Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fausto Vitaliano

4 participantes

Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Fausto Vitaliano

Mensagem por T_thiago Qua 18 Jan 2012, 06:13

Vou colocar aqui a entrevista que o Matheus fez com o artista, lá no Edição Extra. Smile

Fonte: http://edicaoextrablog.blogspot.com/2010/12/edicao-extra-entrevista-fausto.html

Edição Extra escreveu:quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Edição Extra Entrevista: Fausto Vitaliano

O roteirista italiano por trás de algumas partes de grandes sagas como PKNA, Donald Duplo e Dr. Mouse conversa com o Edição Extra Blog. Algumas HQs de autoria do artista vem sendo publicadas no Brasil ultimamente, e tem feito bastante sucesso. Em Outubro, por exemplo, foi publicada em Pato Donald nº2387 a história Os Espectros da Cidade Fantasma, que está entre as melhores publicadas neste ano. Também foi publicada a pouco tempo a saga Todos Os Milhões do Tio Patinhas, onde todos os capítulos são de sua autoria. Também foi ele que escreveu obras muitos comentadas lá fora que permanecem inéditas por aqui, como Pa-Per-Hyn e il gran Librone Delle Risposte.

Depois de encontrá-lo por acaso na internet, algumas semanas atrás, eu consegui o seu email. Logo de cara já fui falando que gostaria de entrevistá-lo para o meu blog. Ele topou na hora, e eu não perdi tempo, já mandando as perguntas logo em seguida. E agora, sem mais delongas, vamos à entrevista com o modesto autor.

Fausto Vitaliano 3546837568_b104698b9a
Fausto Vitaliano


Fausto Vitaliano DonaldDuckFriends_359_CVR

Edição Extra Blog: Bem, em primeiro lugar, nos dê alguns detalhes sobre você.

Fausto Vitaliano: Certo. Meu nome é Fausto Vitaliano, tenho 48 anos de idade e tenho dois filhos, Nicholas (20) e Riccardo (17). Eu vivo e trabalho perto de Milão, Itália. Quando não estou trabalhando, eu leio, toco uma das minhas 6 guitarras e ando de bicicleta. Quando eu era mais novo, eu era jornalista musical. Então eu trabalhei para rádios e para a televisão, e finalmente comecei a colaborar com a Walt Disney Italia.

EE: Quando e como você começou a trabalhar com quadrinhos Disney?

Fausto: Em 1998, há 12 anos atrás, mas apenas como jornalista. Eu comecei a fazer roteiros em 2002, graças a Claretta Muci, que na época era editora chefe da [revista] Topolino. Ela pensou que eu poderia escrever histórias, e eu preciso dizer (com uma falsa modéstia) que ela estava certa!

EE: E qual é o seu artista Disney preferido?

Fausto: Essa é uma pergunta muito difícil! Aqui na Itália há vários artistas maravilhosos. É muito difícil dizer apenas um ou dois nomes. É claro, Giorgio Cavazzano é fantástico, em todos os sentidos. Ele é um grande artista e um grande homem. E eu tenho orgulho de dizer que ele é meu amigo. Certo, vamos apenas responder "Giorgio". E é isso.

EE: Donald Duplo é um dos mais recentes sucessos aqui no Brasil, e (se não me engano) você roteirizou a maioria dos episódios dessa série. Quem teve a ideia de criar a série Donald Duplo?

Fausto: Tudo começou com um desenho feito pelo Andrea Freccero, um dos mais brilhantes artistas do "celeiro" da [revista] Topolino [NOTA: expressão. Celeiro significa Barn, que neste contexto designa um local onde as pessoas se situam e trabalham juntas]. Claretta Muci chamou algumas pessoas (roteiristas e desenhistas): Andrea Freccero, Claudio Sciarrone, Stefano Ambrosio, Marco Bosco e eu. Max Monteduro desenvolveu as primeiras imagens de Donald Duplo e à mim foi dada a tarefa de desenvolver toda uma estrutura narrativa. Então, eu "inventei" a Agência, e os personagens que trabalham nela (Jay J [J Jota], Gizmo, agentes B-Black e B-Berry e assim por diante). Então, eu escrevi o enredo para os primeiros 4 episódios. Eu também escrevi um episódio único (aquele que se passa no Teatro La Scala, em Milão) [este episódio não foi publicado no Brasil], e em Julho eu escrevi os 4 últimos episódios da série. Essa é a história toda, em uma "casca de noz" [NOTA: outra expressão, que neste contexto significa que, essa é toda a história resumida por trás da criação de Donald Duplo].

EE: Qual é o seu tipo favorito de histórias? (exemplo: de detetive, caça ao tesouro, ficção científica, aventuras...)

Fausto: Eu tento encarar todo o tipo de histórias. O importante é sempre tentar colocar algo "especial" em cada uma delas, algo que dure bastante. Esse é o desafio de todos os autores (mesmo de um pequeno autor, como eu).

EE: Quais são seu próximos planos? Alguma grande série ou história?

Fausto: Sim, há algo muito especial vindo, meu amigo. Eu e o Claudio Sciarrone estamos trabalhando em um projeto que será publicado aqui na Itália em Abril. Será uma "space opera" [NOTA: Mais uma expressão, que designa uma aventura de ficção científica que enfatiza a aventura romântica e personagens épicos]. Eu não posso dizer muita coisa ainda, mas digo que Mickey será o personagem principal.

EE: Você já leu alguma história do Zé Carioca, o papagaio brasileiro? Você gostou delas?

Fausto: Eu lia algumas histórias dele quando era criança e eu gostei bastante dele. Ele era muito engraçado!

EE: Por último (mas não menos importante), você tem algo para dizer aos seus fãs do Brasil?

Fausto: Eu gostaria de poder estar aí no Brasil agora!

EE: Muito obrigado pelo seu tempo Fausto! Foi ótimo entrevistar você!

Fausto: Eu que o agradeço, Matheus. Desejo tudo de bom!

Fausto Vitaliano DonaldDuckFriends_V2_CVR

Fonte: Imagem do autor retirada do Blog Universo Disney
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Re: Fausto Vitaliano

Mensagem por Denis Qua 18 Jan 2012, 15:50

Um dos mais talentosos da atual Disney Itália.

Posso não ser o maior fã de Casty, mas este é um exemplo de como a Itália produz histórias maravilhosas e nada idiotas como alguns querem dizer.

DonaldDuplo é fantástico.

Essa entrevista já é meio antiga, será que essa Space Opera já saiu, se não, quando sai e quando será que vem para o Brasil?

Porque promete muito...
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Re: Fausto Vitaliano

Mensagem por T_thiago Qua 18 Jan 2012, 16:28

Denis escreveu: será que essa Space Opera já saiu, se não, quando sai e quando será que vem para o Brasil?

Saiu sim Denis O_O

É a Cronicas do Planeta T, saiu no segundo semestre de 2011 na Itália e sai no fim deste ano no Brasil em Walt Disnet Apresenta. Wink

Fausto Vitaliano Ogthu

Fausto Vitaliano It_tl_2892a_001
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Re: Fausto Vitaliano

Mensagem por Denis Qua 18 Jan 2012, 16:31

Opa, promete, hein?
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Re: Fausto Vitaliano

Mensagem por Filipe Fauntleroy Qua 18 Jan 2012, 17:20

O cara tem uma criatividade invejável mesmo. Só de ver as capas já dá uma baita vontade de ler as histórias.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Re: Fausto Vitaliano

Mensagem por andreyl. Seg 26 Mar 2012, 13:56

Link oficial do Vitaliano no Topolino.it http://www.topolino.it/autori/21
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fausto Vitaliano Empty Re: Fausto Vitaliano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos