Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico Nacional das Bancas

+17
riczanin
malucodisney
Denis
XANDROHQ
FABIANO VOORHEES
sardauk
DiegoZ
nidlow_forytre
Bobodisney
CarlindoJos
sergiokid
tourinho538
Rg_Killua
Filipe Fauntleroy
T_thiago
Edu4rd0
andreyl.
21 participantes

Página 8 de 17 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 12 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por tourinho538 Seg 23 Abr 2012, 15:16

Sergio, primeiro me dê as fontes para dar uma olhada e segundo que já que Salvador tem tantos compradores queria que pelo menos um eu conhecesse(tirando os do forum).

tourinho538

Mensagens : 728
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por sergiokid Seg 23 Abr 2012, 15:20

Um amigo da comunidade do orkut achou:

http://www.ivc.org.br/ijeweb/scripts/ijeweb.cgi/actsenha
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Seg 23 Abr 2012, 15:23

sergiokid escreveu:
T_thiago escreveu:Posso colocar esse gráfico lá no face Sergio?

Ou vc mesmo pode colocar se vc quiser...:
https://www.facebook.com/CalisotaBR

O bom é que no face os caras da abril veem... aqui as vezes se perde no mar de posts...

Tú consegue por Thiago? Se conseguir põe lá... eu entrar no face aqui é meio sujeira, rsrsrs.

Feito Sergio Wink

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=330284570372312&set=a.321560051244764.76167.303549099712526&type=1

Gráficos que mostra a Evolução dos Quadrinhos Disney no Brasil entre 2009 e 2011.

Dados levantados pelo Sergiokid, de acordo com o que foi encontrado no site do IVC - Instituto Verificador de Circulação.

Nota-se que o mercado de quadrinhos Disney cresceu bastante mesmo nestes últimos anos, mas o maior contribuinte para isso parece ter sido o retorno do pacotes de assinaturas das revistas.

Esse mesmo pacote que a Editora Abril ainda não abriu para outras revistas da casa que mais do que merecem a chance de vingar no mercado, como Minnie, Pateta e a linha de Almanaque de Personagens.

Isso prova que o leitor brasileiro não quer ficar comprando suas revistas no falido sistema de bancas de jornal, os leitores querem receber as revistas na comodidade do lar. Seja por assinaturas ou vendas em lojas virtuais, ambos os segmentos que a Abril deixa e muito a desejar. Banco de jornal não é mais solução para crescimento no mercado de quadrinhos. Será que somente a Editora Abril ainda não viu isso?

Veja o bate-papo no forum sobre o assunto nesse link:
https://calisota.forumeiros.com/t187p165-topico-nacional-das-bancas#8143 (visite as páginas anteriores, vale a pena)

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Seg 23 Abr 2012, 15:25

Minha vontade é publicar isso lá na linha do tempo da Abril Jovem...
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por tourinho538 Seg 23 Abr 2012, 15:26

Valeu,se a Abril não quer mostrar os números outras empresas mostram e acabam com o mistério XD
tourinho538
tourinho538

Mensagens : 728
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 26
Localização : Salvador/BA

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por FABIANO VOORHEES Seg 23 Abr 2012, 15:27

T_thiago escreveu:Minha vontade é publicar isso lá na linha do tempo da Abril Jovem...

Eu não publicaria, não... mas este sou eu. Cada um é cada um.
FABIANO VOORHEES
FABIANO VOORHEES

Mensagens : 379
Data de inscrição : 14/03/2012

http://socializando2009.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por sergiokid Seg 23 Abr 2012, 15:29

Thiago, eu não sei se pode publicar não... parece que não.

No site do IVC diz que os dados das planilhas que mostram tiragem x circulação não podem ser publicados. Esses que eu fiz o gráfico n sei, mostrei aqui num ambiente de fórum para discutirmos, mas n sei se pode publicar não, acho que não.

Quer pedir pro pessoal do IVC? rsrsrs
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Seg 23 Abr 2012, 15:42

sergiokid escreveu:Thiago, eu não sei se pode publicar não... parece que não.

No site do IVC diz que os dados das planilhas que mostram tiragem x circulação não podem ser publicados. Esses que eu fiz o gráfico n sei, mostrei aqui num ambiente de fórum para discutirmos, mas n sei se pode publicar não, acho que não.

Quer pedir pro pessoal do IVC? rsrsrs

huahuahu depois que eu publico lá que vc me diz isso. XD

mas acho que não tem problema, porque é dentro da comunidade do calisota lá. não fiz nada na pagina da abril.

vc fez a mesma coisa que o Planeta Gibi fez e o Papo de Budega tb. São considerações válidas... não acho que tenha algo de errado.

Se tiver alguem vai pedir pra retirar... aí a gente retira ué.

Mas não acho que tenha algum problema... ao menos não na pagina do forum lá.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Seg 23 Abr 2012, 15:49

Alias o Papo de Budega da jornalista Sandra Monte faz considerações importantes sobre o assunto...

http://www.papodebudega.com/2012/04/e-no-mercado-de-mangas-no-brasil-agora.html

Até quando os leitores brasileiros vão ficar no escuro? Mercados do mundo todo mostram um pouco dos numeros de vendas (não tudo), existe uma certa transperencia entre empresa e leitores...

Só o Brasil que fica nessa putaria de numeros escondidos e secretos.

Isso é errado. Transparencia nos negócios é outra tendencia do mundo moderno digital. Empresas jurássicas que insistem no contrário cada vez mais perdem credibilidade nesse meio.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por sergiokid Seg 23 Abr 2012, 16:05

T_thiago escreveu:
sergiokid escreveu:Thiago, eu não sei se pode publicar não... parece que não.

No site do IVC diz que os dados das planilhas que mostram tiragem x circulação não podem ser publicados. Esses que eu fiz o gráfico n sei, mostrei aqui num ambiente de fórum para discutirmos, mas n sei se pode publicar não, acho que não.

Quer pedir pro pessoal do IVC? rsrsrs

huahuahu depois que eu publico lá que vc me diz isso. XD

mas acho que não tem problema, porque é dentro da comunidade do calisota lá. não fiz nada na pagina da abril.

vc fez a mesma coisa que o Planeta Gibi fez e o Papo de Budega tb. São considerações válidas... não acho que tenha algo de errado.

Se tiver alguem vai pedir pra retirar... aí a gente retira ué.

Mas não acho que tenha algum problema... ao menos não na pagina do forum lá.

É que eu ia fazer uma matéria pro meu blog, hauhauahuhau

O que o PG fez foi pegar uma fonte (a revista). A revista com certeza pediu autorização.
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Seg 23 Abr 2012, 16:09

alias se o IVC não quer esses dados sendo vistos por qualquer pessoa, não deveria torna-los acessível no site.

mas enfim, os numeros estão aí e não dá para fingir que somos cegos, o que é fato é fato.

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por sergiokid Seg 23 Abr 2012, 16:14

Mas acho que é um bug. Acho que só era pra quem tinha senha, rsrsrs
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Seg 23 Abr 2012, 16:19

sergiokid escreveu:Mas acho que é um bug. Acho que só era pra quem tinha senha, rsrsrs

só saberemos disse se eles arrumarem... por enquanto vamos deixar rolar...

Nesse meio tempo eu entrei em contato com a Abril hoje, pelo SAC de assinaturas, pedindo para conversar com o Fernando Costa para indagar sobre a ausencia de opções nos pacotes disney.

me responderam me jogando para a central de atentimento ao leitor disney... encaminhei então o e-mail pra lá... vamos ver pra onde vão me jogar agora ou se vão me ignorar.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por Filipe Fauntleroy Seg 23 Abr 2012, 22:04

Isso de não ter assinatura nem sequer de todas as mensais é inconcebível, ainda mais com a setorização. Isso simplesmente não existe, não é possível! Essa desculpa de que a Dinap cria esses empecilhos é bem esquisita, será que alguém lá foi assaltado por um monitor vestido de Mickey na Disney e, traumatizado, quer se vingar dos quadrinhos Disney? Por que SÓ a linha Disney sofre dessas barreiras estúpidas e totalmente contraproducentes??
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por FABIANO VOORHEES Ter 24 Abr 2012, 11:09

Essa história de IVC não é algo tão confiável assim, não me interessa a isonomia desse sistema/empresa.... se a Disney vendesse tanto assim, certamente não precisariam implantar um sistema de ditadura dentro da Abril que é: "façam suas assinaturas ou ficarão sem a revista"

Isso é uma atitude covarde de uma empresa que não consegue vender, não tem interesse em aprender estratégias por aí, pra ver se dá certo, então acabou fazendo a setorização porque dessa forma garante a assinatura do pacote todo das mensais, tirando do consumidor a oportunidade de escolher só esta ou aquela, mas forçando-o a levar todas do pacote.

Eu não compro Disney porque vende e pouco me interessa essa guerrinha de números representativos e COMPRADOS. O que eu quero é não perder a liberdade de ir em uma banca ou site e poder ESCOLHER o que eu quero levar e o que eu quero deixar.

SE a distribuição em bancas fosse nacional, as assinaturas entrariam apenas por mera comodidade ao consumidor, oferecendo praticidade etc e tal. Seria apenas uma opção. Um contato a mais entre consumidor e empresa. Mas do jeito que a Abril fez, está praticamente sendo uma imposição. E digo mais: se esse sistema continuar aumentando drasticamente, daqui a pouco, nem a região Sul e Sudeste receberá mais as revistas. É claro que não! Se todo mundo vai passar a assinar, pra que distribuidora vai ter o trabalho de levar às bancas? Daí, sim, iremos TODOS sofrer com isso.
FABIANO VOORHEES
FABIANO VOORHEES

Mensagens : 379
Data de inscrição : 14/03/2012

http://socializando2009.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por DiegoZ Ter 24 Abr 2012, 11:12

Fugindo um pouco do debate ai, o pessoal que não tinha encontrado os almanaques nas bancas na sexta, encontraram hoje?
DiegoZ
DiegoZ

Mensagens : 186
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 36
Localização : São Mateus-ES

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por FABIANO VOORHEES Ter 24 Abr 2012, 11:17

Sim. Embora eu só tenha visto em UMA banca. Não passei nas outras. E banca que deixa os gibis escondidos, que eu tenho que entrar lá naquele canto invisível, eu nem me dou ao trabalho de prestar atenção.
FABIANO VOORHEES
FABIANO VOORHEES

Mensagens : 379
Data de inscrição : 14/03/2012

http://socializando2009.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por XANDROHQ Ter 24 Abr 2012, 12:03

Por aqui chegou ontem os almanaques em promoção(dois pelo preço de um)R$4,95(Almaques do Mickey N°2 & Prof.Pardal N°2!:p
XANDROHQ
XANDROHQ

Mensagens : 271
Data de inscrição : 13/01/2012
Localização : Riachão do Jacuipe - Ba

http://blogdoxandro.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Ter 24 Abr 2012, 13:14

Opa, almanaques já estão nas bancas sim... olha aí os meus:

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 148772_354695077921177_1690886172_n

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=354695077921177&set=o.303549099712526&type=1
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por DiegoZ Ter 24 Abr 2012, 13:17

Vou na banca daqui a pouco, espero encontrar la, se Deus quiser rs
DiegoZ
DiegoZ

Mensagens : 186
Data de inscrição : 14/02/2012
Idade : 36
Localização : São Mateus-ES

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Ter 24 Abr 2012, 13:30

FABIANO VOORHEES escreveu:Essa história de IVC não é algo tão confiável assim, não me interessa a isonomia desse sistema/empresa.... se a Disney vendesse tanto assim, certamente não precisariam implantar um sistema de ditadura dentro da Abril que é: "façam suas assinaturas ou ficarão sem a revista"

Isso é uma atitude covarde de uma empresa que não consegue vender, não tem interesse em aprender estratégias por aí, pra ver se dá certo, então acabou fazendo a setorização porque dessa forma garante a assinatura do pacote todo das mensais, tirando do consumidor a oportunidade de escolher só esta ou aquela, mas forçando-o a levar todas do pacote.

Eu não compro Disney porque vende e pouco me interessa essa guerrinha de números representativos e COMPRADOS. O que eu quero é não perder a liberdade de ir em uma banca ou site e poder ESCOLHER o que eu quero levar e o que eu quero deixar.

SE a distribuição em bancas fosse nacional, as assinaturas entrariam apenas por mera comodidade ao consumidor, oferecendo praticidade etc e tal. Seria apenas uma opção. Um contato a mais entre consumidor e empresa. Mas do jeito que a Abril fez, está praticamente sendo uma imposição. E digo mais: se esse sistema continuar aumentando drasticamente, daqui a pouco, nem a região Sul e Sudeste receberá mais as revistas. É claro que não! Se todo mundo vai passar a assinar, pra que distribuidora vai ter o trabalho de levar às bancas? Daí, sim, iremos TODOS sofrer com isso.

Nesse ponto eu discordo de você Fabiano. Não acho que assinaturas seja algo impunitivo, é um mero reflexo do mercado. O consumidor prefere receber em casa. Isso é era moderna, atual. Qualquer um pode ir numa casas Bahia e comprar uma TV, mas muitos já preferem comprar a TV online mesmo, sem sair do sofá.

A minha LCD Philips de 37 foi comprada online. Pedi pra entregar em casa. Coisa linda de morrer. Não fui numa loja, não tive que aguentar vendedores buzinando na minha orelha implorando pra serem meus acompanhantes pela loja. Vendedores estes que se você fizar uma pergunta mais cabeluda, mais técnica, nem sabem responder (enquanto na web basta 2 segundos no google que eu tenho minha respota, isso se não estiver na loja online mesmo). Não precisei pegar fila, fazer aprovação de credito e não precisei esperar a boa vontade das lojas fisicas em entregar o produto (sim, eu já tive problemas com isso... da loja vender e nem ter em estoque. online é raro isso acontecer).

Comprar online é o futuro. Assinaturas idem. Entendo o seu raciocinio sobre o pacote disney, de ter que assinar 4 revistas e no fim só de interessar por 2 ou 3. Eu sinceramente não vejo problema com isso. Até porque vc assina com desconto... se colocar no lápis, o preços das 4 revistas do pacote, dá quase o preço de 3 delas em bancas, ou seja, vc paga 3 e leva 4. Quem recebe uma revista qe não gosta, sempre pode estar trocando, vendendo ou até dando pra alguem. Não é um prejuizo mortal.

Claro que se uma pessoa só lê Pato Donald, e odeia o resto, não compensa assinar, mas daí dizer que é um sistema ditatorial... eu discordo, é um facilitador. Assim como o Sergio disse, obviamente deveria ter mais pacotes, outras opções.

O sistema não é perfeito, nisso eu concordo, mas ele precisa evoluir, aprimorar... ter mais opções, mais revistas. Mas não acho que ele priva a escolha do leitor. O que PRIVA o consumidor é a distribuição SETORIZADA, não o sistema de assinaturas.

Mas essa é a minha opinão.

T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por sergiokid Ter 24 Abr 2012, 13:40

E, assim, TODAS as outras revistas da abril tem em qualquer banca, supermercado, shopping, e mesmo assim a grande maioria vende muito mais em assinatura que em bancas. É assim com as principais: veja, placar, super, etc
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por FABIANO VOORHEES Ter 24 Abr 2012, 13:42

Na minha opinião, qualquer editora que tira suas revistas de circulação de mais de 60% do território brasileiro e oferece o pacote de assinaturas como única opção de recebê-las no mesmo tempo que os demais locais, está cometendo, sim, um ato de imposição. E torçam pra isso não acabar chegando ao Sudeste!!

A assinatura deve ser algo prático e cômodo. Não a única forma de receber as revistas.
FABIANO VOORHEES
FABIANO VOORHEES

Mensagens : 379
Data de inscrição : 14/03/2012

http://socializando2009.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por T_thiago Ter 24 Abr 2012, 13:47

FABIANO VOORHEES escreveu:Na minha opinião, qualquer editora que tira suas revistas de circulação de mais de 60% do território brasileiro e oferece o pacote de assinaturas como única opção de recebê-las no mesmo tempo que os demais locais, está cometendo, sim, um ato de imposição. E torçam pra isso não acabar chegando ao Sudeste!!

A assinatura deve ser algo prático e cômodo. Não a única forma de receber as revistas.

mas o erro está em retirar o produto das bancas e não em oferecer as assinaturas. o jeito que vc faz soar, fica parecendo que o vilão da história são as assinaturas e não o contrário.

o problema é a setorização, tirar o produto de circulação.

GRAÇAS AOS CÉUS que existe assinatura... senão seria AINDA pior.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por sergiokid Ter 24 Abr 2012, 13:48

A assinatura é quem está salvando (até pq a venda em bancas tá igual a 1 ano atrás).
sergiokid
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 40
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por FABIANO VOORHEES Ter 24 Abr 2012, 13:50

E também sou contra ficar colocando números de vendas por aí, a torto e direita. Se com simples depoimentos (que também acho meio FORJADOS) de editores da PANINI (é só um exemplo), as vendas da TM já crescem sempre, imaginem só constatar isso formalmente, através de uma empresa supostamente sólida e com crédito na praça!!

Sei que não é o nosso caso, aqui, mas muitos se influenciam, sim, pelo que vende mais e acabam querendo consumir só as lideranças. Ficar expondo em tudo quanto é canto os números das revistas indicados pelo instituto pode gerar uma migração de muitas pessoas para a turma que vende mais.

Vejam bem: não sou contra a pessoa ir buscar os números para saber os dados que lhe interessam. Sou contra é essa divulgação em massa que de repente está havendo.

Mas é só minha opinião. Não tomem nada como pessoal.
Eu sou uma pessoa do outro mundo e normalmente eu sou contra a massa.
Escrevo só porque necessito me manifestar. Cada um acha o que quiser.
Tranquilo...
FABIANO VOORHEES
FABIANO VOORHEES

Mensagens : 379
Data de inscrição : 14/03/2012

http://socializando2009.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Nacional das Bancas - Página 8 Empty Re: Tópico Nacional das Bancas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 17 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 12 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos