Calisota
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paul Murry

+2
Filipe Fauntleroy
T_thiago
6 participantes

Ir para baixo

Paul Murry Empty Paul Murry

Mensagem por T_thiago Sáb 14 Jan 2012, 04:28

Trazendo outro tópico do antigo forum:

MatheusG escreveu:A maioria dos leitores Disney não gosta tanto do Mickey como do Pato, mas este mesmo grupo que não gosta do Mickey dá o braço a torcer quando se trata do norteamericano Paul Murry!

Abaixo, a matéria que eu escrevi sobre ele ano passado [ http://edicaoextrablog.blogspot.com/2010/01/grandes-mestres-disney-1-paul-murry_04.html ]:

Paul Murry MURRY2~1

Paul Murry nasceu no dia 25 de novembro de 1911, em Stanberry, uma pequena cidade situada no noroeste do Missouri, onde viveu e trabalhou em uma fazenda até os 26 anos. Murry gostava de desenhar, e nunca teve treinamento para se tornar desenhista, então ele aprendeu a desenhar por conta prória, e no ano de 1938, mudou-se para Hollywood onde trabalhou nos Estúdios Disney. Lá, fez animações com personagens como Pato Donald, Mickey, Pinóquio, Dumbo, e trabalhou também nos longas animados de sucesso "Alô, Amigos" e "Fantasia".

Começou com os quadrinhos em 1943, e trocou as telas pelos quadrinhos definitivamente em 1945. Começou sua carreira de quadrinista desenhando com o roteirista Bob Grant, onde fez as primeiras tiras do Zé Carioca, e após essa fase de tiras do Zé Carioca, começou a desenhar tiras para Mickey, Panchito, Quincas, Zé Grandão, João Honesto, e muitos outros personagens. Os grandes roteiristas de sucesso que acompanharam Murry nas suas primeiras tiras de jornal foram Bob Grant (nas suas primeiras tiras, com o papagaio Zé Carioca), Floyd Gottfredson (tendo com ele seu primeiro contato com o Mickey nos quadrinhos, personagem que iria marcar sua fama no futuro) e Bill Walsh (nas demais tiras de personagens como Panchito e Quincas, alternando com as tiras do Mickey de Gottfredson).

Murry fez diversas tiras com vários personagens diferentes nesse período de três anos em que trabalho com as tiras de jornal, e nesse período trabalhou muito com Quincas, personagem que, além de o acompanhar desde sua passagem pelas tiras de jornal até as suas histórias em quadrinhos das décadas seguintes, foi ele o primeiro personagem utilizado em sua primeira históriaem quadrinhos, (longa, não em tiras) para a revista Four Color Comic, em dezembro de 1946.


Rapidamente, em 1947, já estava trabalhando com a revista em quadrinhos Disney mais tradicional americana, a Walt Disney’s Comics and Stories. Sua estreia nessa revista se deu em janeiro de 1947, na edição n° 76 de Walt Disney's Comics and Stories, com a história O Pudim Vapt-Vupt (The Whipme-Whopme Pudding).

Ao longo de sua carreira, trabalhou com os mais variado personagens Disney. Mas um era especial, o camundongo Mickey! Assim, conseguiu desenhar as histórias que marcaram a sua fama, aventuras policiais com Mickey. Sempre, claro, acompanhado de seu abobalhado parceiro, Pateta. Murry fez um estrondoso sucesso com essas histórias, que exploravam o lado detetive do ratinho octogenário. Suas aventuras detetivescas com Mickey e Pateta foram publicadas originalmente entre 1953 e 1984, na revista Walt Disney's Comics and Stories, Mickey Mouse, entre outras revistas dessa época.

Murry foi o responsável pelas primeiras aparições nos quadrinhos do Superpateta (personagem, aliás, no qual também obteve grande sucesso, sendo considerado como o melhor artista do Super-herói comroupa de baixo), do Supergilberto, do Vespa Vermelha, do Dr. Estigma, de Kid Monius, de Ted Tampinha (contracenando esse vilões com Superpateta), entre outros. Também foi ele que imortalizou a aparência do detetive Mickey, de capote e chapéu.

Foi o responsável também pelo pseudo-romance entre o Mancha Negra e a Madame Min, que começou na aventura A Bruxa Adormecida No Bosque, publicada pela primeira vez na revista The Phantom Blot #4, em outubro de 1965, e publicado no Brasil pela primeira vez logo no ano seguinte, no gibi Mickey n°161. Ao longo de toda sua carreira, Murry nunca escreveu uma única história, mas seu traço inconfundível não deixou a desejar. Sua marca registrada é o Pateta com a mão em frente a sua boca, com uma expressão apatetada, imagem que figurou nas melhores histórias dele.

Depois de 1984, Paul Murry se desinteressou por quadrinhos, e em 4 de agosto de 1989, faleceu no isolamento de sua casa em Palmdale, no Deserto da Califórnia, onde morava nos últimos vinte anos, e recebia esporádicas visitas de seus 29 netos. Murry merecia um especial há tempos, e, antes tarde do que nunca, chegou, em dezembro de 2009, As Grandes Aventuras Do Mickey, um grande tributo ao trabalho de Murry, com uma seleção excelente de histórias.

Murry sempre deverá ser lembrado como um dos maiores artistas Disney que já viveram, figurando com classe na galeria de grandes mestres Disney. Ele conseguiu o que pouquíssimos artistas Disney conseguiram: fazer fama com o rato!

--

E aconselho a todos que visitem a página de Murry na Wikipedia, que recentemente foi turbinada de informações pelo colecionador brasileiro e autoridade nacional em Paul Murry, Paulo Ricardo Abade Montenegro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Murry

É sério, esse artigo na Wikipédia tá extremamente completo! Poucos (ou nenhum!) site no mundo tem tanta informação junta sobre o autor!

--

E vocês? Gostam do Murry?

--


Uma imagem para ilustrar o post:

Paul Murry MurryMickeyCover
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sáb 14 Jan 2012, 08:11

A crítica (?) não parece gostar muito do Murry... Vejam o que um colega meu num fórum escreveu (sobre Murry, Gottfredson e italianos):

De novo, vocês precisam ler mais Casty.

Até porque achar que o absurdamente monótono Mickey do Paul Murry (e diversos escritores, Murry não escrevia!) é bom, só para quem nunca leu Floyd Gottfredson na vida!

Apenas no Brasil existe essa idolatria cega ao material do Murry, talvez porque o Gottfredson seja raramente reimpresso. No resto do mundo, Gottfredson é MUITO mais respeitado!

Não precisam acreditar em mim, basta conferir o top 100 do Inducks, votado por leitores do mundo inteiro:
http://coa.inducks.org/recommend.php?top100=1

Embora compreensivelmente dominado por Barks e Rosa, temos Gotfredson na 9ª posição (a história mais votada que não é de autoria do Barks!) e também nas 34ª, 49ª, 53ª, 69ª, 90ª, 91ª, 98ª, 103ª, 104ª, 115ª, 144ª, 156ª, 158ª, 159ª e 176ª posições. Muitas dessas histórias ainda inéditas no Brasil, apesar de terem mais de 50 anos!

E Mickey do Romano Scarpa em 21º (a segunda história mais bem cotada ainda inédita no Brasil, a primeira é uma do Donald TAMBÉM de autoria do Scarpa!), 23º (inédita no Brasil, mas publicada em Portugal. Eu tenho a edição portuguesa!), 28º (inédita no Brasil), 43º (inédita no Brasil), 47º (inédita no Brasil), 110º (inédita no Brasil), 124º (inédita no Brasil), 143º (inédita no Brasil), 149º (inédita no Brasil), 163º (inédita no Brasil) e 166º (que é, adivinhem, inédita no Brasil!) lugares.

Massimo de Vita também emplaca Mickeys em 41º, 107º e 174º (todas partes da EXCELENTE saga da Espada de Gelo, que saiu em Natal de Ouro). E outras nos 114º (a primeira aparição do professor Zapotec, inédita no Brasil), 123º, 139º, 151º, 153º e 169º lugares.

A célebre adaptação Disneyana de O Inferno de Dante está na 64ª posição. Uma HQ italiana do Mickey.

A também célebre A Lenda do Pianista do Mar (paródia de um célebre romance italiano), de autoria de Faraci e Cavazzano, aparece em 113º lugar. A de Casablanca (de Cavazzano, excelente e inédita no Brasil) aparece em 121º. A FANTÁSTICA primeira edição de Mickey Mouse Mystery Magazine (novamente de Faraci e Cavazzano e inédita no Brasil, embora não em Portugal) aparece em 125º. E mais Cavazzano no 133º lugar.

Há até uma HQ de Francesco Artibani e dos "bonellianos" Faraci e Mastantuono na 131ª posição...

Já Casty dá as caras na 140ª, 147ª (a EXCELENTE O Mundo do Amanhã, que eu tenho na ótima edição americana) e 171ª posições.

Só depois de tudo isso, na 177ª posição, aparece a primeira HQ com participação de Murry, que é tirada das tiras de jornal do Mickey e desenhada em conjunto com...

FLOYD GOTTFREDSON!

E só depois de muitas mais HQs do Mickey de Gottfredson e de dúzias de italianos aparece a primeira história desenhada "solo" pelo Murry. Na 404ª posição!

Ou seja, Murry é tão bom que leitores do mundo inteiro consideram que há 400 HQs Disney melhores que a MELHOR dele!

Só no Brasil, em que o Gottfredson é raramente publicado e o Mickey do Romano Scarpa (MUITO respeitado nos EUA!) é praticamente ignorado, é que valorizam esse material do Mickey. E mesmo assim tenho visto o Casty mudando a opinião de muita gente por aí...


Já eu gosto MUITO. O Mickey detetive do Murry é sem dúvida das coisas que mais gosto nos quadrinhos Disney.
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Artemi Qua 04 Abr 2012, 14:29

Gosto muito dessa:

Paul Murry Pm_narjnx

kkkkkkkkk Very Happy
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por andreyl. Qua 04 Abr 2012, 15:04

affraid Até o Murry! affraid
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por CarlindoJos Qua 04 Abr 2012, 15:34

Acho as HQs do Paul Murry medianas,mas tem alguma que se sobressaem.Eu acho algumas delas com ideias repetitivas.Mas é preciso reconhecer que ele foi um grande artista Disney.
CarlindoJos
CarlindoJos

Mensagens : 219
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : São lourenço da mata, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Denis Qui 05 Abr 2012, 12:58

Eu também adoro Murry, mas acho que entendo o porque dele não ser tão admirado assim (coisa que eu não sabia).

Afinal, a grande qualidade dele é mesmo a regularidade. Embora ele tenha histórias excelentes, ou melhor, 97% de suas histórias sejam excelentes, ele não usa de ideias brilhantes, pretensiosas, grandiosas.

Listas são sempre questionáveis. Eu particularmente, jamais escreveria uma lista como a do inducks.

A história #2, Em Busca do Ouro, é uma das minhas desfavoritas do Barks. Van Horn, um gênio, também não tem nenhuma história entre as melhores.

Eu gosto do Rosa, mas ele só está tão bem cotado porque escreve histórias grandiosas, pretensiosas, é diferente do Murry ou do Van Horn que mantêm uma qualidade altíssima, e conseguem ser geniais com simplicidade, sem apelar para o impressionismo.

As histórias que eu mais gosto do Casty também são algumas com plots mais simples, não as pretensiosas, como Tutor ou Quandomai acho quase sempre decepcionantes.

Essa lista certamente só favorece os autores desse estilo, grandioso, não os que mantém uma qualidade alta na simplicidade (o que, para mim, particularmente, é até mais admirável e bem vindo).

Aí também consiste a genialidade absoluta de Barks: conseguiu dominar os dois estilos...
Denis
Denis

Mensagens : 571
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 32
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por T_thiago Qui 05 Abr 2012, 13:06

Vocês precisam considerar um outro detalhe importante, ao contrário de Barks, que roterizava e desenhava, Paul Murry sempre foi mais desenhista do que roteirista. Ele apenas desenhava o Mickey, não criava suas histórias.

A fama de Murry vem pela fase mais sombria e nostálgica na qual o Mickey viveu quando ele desenhava para a Disney. O Mickey clássico, detetive, com perigos mais condizentes com suas aventuras. O Murry pegou essa fase e desenhou bem ela, e por isso os fãs o reconhecem.

Murry não é criador de história e por isso não acho que ele seja compatível com a comparação com Barks. Mas ainda assim ele é um grande Mestre da casa e merece ser reconhecido, lembrado e homenageado.

Nesse quesito de criador de histórias, acho que o Floyd Gottfredson tem um peso muito maior no universo do Mickey. É por isso que ele tem aquela coleção de luxo lá fora e o Murry não.
T_thiago
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 39
Localização : Jacareí-SP

http://www.portallos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Filipe Fauntleroy Qui 05 Abr 2012, 20:32

Que fantástico esse cartum do Murry! Precisamos fazer mais pesquisa nesse sentido: artistas Disney também têm produções incríveis com outros personagens e outras propostas!
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Artemi Sáb 05 maio 2012, 05:53

Outros HQs do Murry:

Paul Murry Murry_paul_buckorue

Paul Murry BuckNewJPG

Buck-O-Rue

Paul Murry Murry_woodpecker2

Woody Woodpecker
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por andreyl. Sáb 05 maio 2012, 16:10

Artemi escreveu:Paul Murry Murry_woodpecker2

Woody Woodpecker

Ou "O Pica-Pau" (no Brasil). Eh, eh. Sou um grande fã do Murry e do Pica também. Gostaria de poder ler mais quadrinhos dele.
andreyl.
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 25
Localização : Salvador/BA

http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Artemi Sáb 05 maio 2012, 16:36

Tem montes de HQs no internet. Se eu gostava ler no telao... Infelizmente, nao me da o mesmo prazer que consigo quando to lendo uma revista verdadeira. Entao nem tenho vontage de baixar. Pois se gostaria muito ler alguma coisa, seria uma opcao... mas nao e a mesma coisa nao. Sou antiquado. kkkk
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Filipe Fauntleroy Sáb 05 maio 2012, 22:54

Artemi, MUITO BOA a sua iniciativa em mostrar um pouco da produção "off Disney" dos nossos queridos artistas disneyanos!
Filipe Fauntleroy
Filipe Fauntleroy
Admin

Mensagens : 1395
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 36
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Artemi Dom 06 maio 2012, 05:46

Valeu, Filipe. Vou continuar assim quando puder.
Artemi
Artemi

Mensagens : 829
Data de inscrição : 22/03/2012
Idade : 44
Localização : Russia

http://www.pugachov.ru/eem

Ir para o topo Ir para baixo

Paul Murry Empty Re: Paul Murry

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos