A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Mensagem por T_thiago em Qui 12 Jan 2012, 06:57



Bem, agora os quadrinhos Disney basicamente não são mais distribuidos setorizadamente pelo Brasil. Com a oficilização da Distribuição Nacional muita gente anda comentando sobre a dificuldade de encontrar os quadrinhos Disney em algumas localidades e bancas.

Por que isso ocorre?

(tudo que eu comentar por aqui, não é fato, e sim presunção. Eu conversei muito com um conhecido aqui de Jacareí-SP que é responsável pela distruição na minha região e ele me contou muitas coisas interessantes sobre o assunto. Mas é claro que certas coisas que ele me disse talvez não funcionem assim em todos os lugares.)

1 - Primeiro é preciso entender que Distribuição Nacional não significa que as revistas chegam em todas as bancas de toda uma cidade. Quer dizer, em tese elas deveriam sim chegar, mas revistas com tiragem baixa sofrem desse mal. Não apenas quadrinhos Disney, mas publicações voltadas a publicos mais jovens, como os mangás e quadrinhos de heróis também sofrem deste problema, mesmo quando são distribuição nacional.

2 - Cada regiões recebe um determinado numero de edições da mesma revista. Esse lote, digamos, que uma cidade recebe, nem sempre é repartido em numeros iguais para todas as bancas. Já compraram uma revista e percebeu que o jornaleiro anota o nome da revista num caderno ou no computador? Além de servir de controle do que é vendido, também serve para a distribuidora da região levantar estatísticas sobre o que vende e o que não vende em cada banca de cada localidade de uma revista.

3 - Como a tiragem é baixa, as vezes não dá para distribuir um determinado titulo em todas as bancas, então ele é enviado em bancas de maior potencial de venda. Afinal não adianta mandar quadrinhos infantis em uma banca onde raramente tenha esse publico, enquanto uma banca, em frente a uma escola, por exemplo, acaba deixando de receber. Claro que nem sempre esse controle é funcional e eficaz. É comum haver bagunça e problemas de controle e com isso bancas que recebem sempre quadrinhos, acabar deixando de receber uma ou outra edição. Mas tudo isso só acontece porque a tiragem destas revistas não é enorme, como uma Veja ou Superinteressante, que possuem quantidade suficiente para ser mandada em todas as bancas do país, ainda que algumas só recebam uma ou duas de cada.

4 - Também é comum os quadrinhos serem repartidos entre bancas. Por exemplo, há bancas que só recebem Cebolinha, X-Men e Mickey e outras que recebem Monica, Batman e Pato Donald. Por que isso acontece? Porque assim toda banca de uma localidade tem alguma coisa de quadrinhos. Difcilmente uma banca recebe todos os mangás lançados, todos os quadrinhos disney lançados, todas as edições de turma da monica e todas as revistas DC e Marvel. Muitas bancas não comportam esse numero massivo de titulos, e os titulos acabam concorrendo entre si e não vendem tudo. Então a distribuidora divide as revistas entre várias bancas, para que ao menos, todas tenham um pouco de cada. Por isso é muito comum você achar uma banca que venda Tio Patinhas e Pato Donald, mas que não possuam Zé Carioca e Mickey. Provavelmente estes dois titulos foram remanejados para outra banca, nesta divisão de conteudo para que todos tenham um pouco de quadrinhos infantis. Isso também é muito comum com mangás. Algumas bancas recebem Kekkaishi e outras não. Aqui em jacarei eu descobri recentemente que Code Geass é vendido por aqui, achei sem querer numa banca que nunca frequentei. Para ver como isso é complicado.

5 - E outra coisa que é bem frequente é uma banca que recebe determinados titulos, acabar não tendo eles em alguns meses. Em via de regra se uma banca recebe Pato Donald, todo mês ela vai receber. Existe um controle para isso. Porém se a banca deixa de vender em boa quantidade, pode acabar tirando o titulo dela em um detemrinado mes e repassando a uma outra banca, para testar se a venda do titulo melhora em outro lugar, mas eventualmente, ela acaba voltando a banca, a menos que a vendas realmente sejam muito ruins. Eu já tive que pedir para o jornaleiro de bancas que frequento para insistirem para a distribuidora deixar titulos disney lá, nem que fossem uma ou duas edições.

O que fazer então para achar a revista que eu quero?

A melhor dica que posso dar é procurar em várias bancas diferentes. Nem sempre próximas entre si.

Bancas de shoppings, centros comerciais, perto de escolas e da prefeitura de sua cidade também costumam ter prioridade de conteudo, pois são bancas que costumam ter melhores vendas. Bancas de bairro por exemplo, se não vende bem certos titulos, com o tempo não recebem praticamente nada ou o que sobra na distribuição (e por isso os titulos variam bastante, sem qualquer regularidade).

Se você sabe que a Editora lançou 4 titulos (como os recentes almanaques), mas foi na sua banca e só achou dois deles, é provavel que os faltantes tenham sido remanejados para outra banca de sua cidade. É bom ficar esperto com isso, porque nem sempre é garantia de que eles vão chegar posteriormente na banca que vc frequenta. (muita gente perde titulos por causa disso, achando que atrasou, quando na verdade, os titulos estão em outras bancas da sua cidade).

Pode acontecer dos titulos chegarem atrasados tambem. Aqui em jacarei as 4 mensais tradicionais chegaram para quase todas as bancas que frequento, mas Pateta e Minnie só em algumas, e agora no final do mês, um novo lote destas novas revistas chegaram na distribuidora, e foram enviadas para outras bancas. Em via de regra isso pode acontecer, mas nunca é certeza. Se você sabe que a revista já foi lançada, é bom ficar de olho em algumas bancas.

Os 4 almanaques aqui em jacarei, por exemplo, não chegaram na banca da prefeitura, uma banca que frequento com boa regularidade porque novos titulos são sempre testados nela. disney gigante, donald duplo e as novas mensais por exemplo, chegaram no prazo certinho nela. Na banca do shopping só o almanaque do mickey e do zé carioca chegaram, sabe-se lá porque (acredito que não venda muito). Mas na banca da rodoviária da cidade, encontrei no mesmo dia que fui nestas bancas citadas, os 4 almanaques (em grande quantidade) sendo vendidos juntos. Isso porque essa banca da rodoviaria daqui RARAMENTE recebe edições especiais (não é uma banca que atrai colecionador). Isso para vcs verem como a distribuição, ainda que nacional, pode ser bem confusa. Numa destas, a gente acaba deixando de comprar achando que não chegou ou que vai chegar futuramente. Complicado, não?


A melhor forma é você entender como é a distribuição na sua região. pegar uns dois a tres meses e ir em várias bancas, as mais agitadas e populares da sua cidade. mesmo que vc tenha achado a revista na primeira tentativa, vá nas outras, veja como estão, se chegaram ou não. isso pode ser util num futuro, quando as revistas não chegarem na sua banca favorita.

Hoje em dia eu não vou em todas, mas eu já rodei muito aqui a cidade quando a Classicos da Literatura foi lançada, para entender e não perder nenhuma edição. Depois desse "treino" nunca mais perdi uma edição. Já aconteceu de atrasar, de chegar em bancas que nunca frequentei, mas é questão de paciencia e persistencia. É chato, mas é o que a distribuição nos obriga a fazer se queremos determinado titulo. (não estou dizendo que é certo, mas injustiças é o que não faltam nesse mundo).

Bem é isso. Espero que isso seja util para alguem. E que ajudem a entender um pouco dessa zona que é a distribuição nacional. Eu vejo muita critica em cima dela, mas acho que a editora faz o que pode, se colocar uma Mickey em todas as milhares de bancas do país faria a tiragem dela ser muito alta, a ponto de sobrar gibis demais, eu concordo com esse esquema de banca sim, banca não receber as revistas. Ao menos assim, a revista não dá prejuizo e não corre riscos de ser cancelada ou podada em custos, devido a encalhe de bancas que não tem esse publico.






avatar
T_thiago
Admin

Mensagens : 2286
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 33
Localização : Jacareí-SP

Ver perfil do usuário http://www.portallos.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Mensagem por Dacio Castelo Branco em Sex 20 Jan 2012, 12:02

Na cidade que eu moro, tem uma banca perto de casa que sempre, indepedente de que revista disney for, vem 3 unidades.

O problema e que asoutras bancas não recebem, ou recebem menos, fazendo ter uma tiragem baixissima aqui em atibaia.

Dacio Castelo Branco

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Mensagem por sergiokid em Sex 20 Jan 2012, 12:09

"4 - Também é comum os quadrinhos serem repartidos entre bancas. Por exemplo, há bancas que só recebem Cebolinha, X-Men e Mickey e outras que recebem Monica, Batman e Pato Donald. "

Eu notei isso durante todo o ano passado aqui em Brasília. Por exemplo Minnie, ZC e PD tinha em algumas bancas, e Pateta, Mickey e TP em outras.

De dezembro pra cá eu venho notando mudanças, eu tô achando todas as mensais/férias na mesma banca, foi assim tb em Maceió (só foi difícil achar o jumbo).
avatar
sergiokid

Mensagens : 993
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 33
Localização : Brasília

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Mensagem por andreyl. em Dom 22 Jan 2012, 15:15

Até hoje eu não achei DJ aqui em Salvador e rodei quase a cidade toda.
avatar
andreyl.

Mensagens : 2791
Data de inscrição : 13/01/2012
Idade : 19
Localização : Salvador/BA

Ver perfil do usuário http://andrey-quadrinhosdisney.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Mensagem por tourinho538 em Dom 22 Jan 2012, 19:26

andreyl. escreveu:Até hoje eu não achei DJ aqui em Salvador e rodei quase a cidade toda.

Não achei Disney Jumbo aqui tambem não,mas quando viajei para o interior de SP comprei DJ,só que eu quero comprar outro para guardar.
avatar
tourinho538

Mensagens : 728
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 19
Localização : Salvador/BA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A confusão das Bancas de Jornais e da Distribuição Nacional! [Dicas?]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum